10º Encontro Capixaba de Escalada - Itarana

 

O tradicional encontro anual de escalada do Espírito Santo está chegando à sua décima edição, um marco muito importante na história do montanhismo Capixaba. E para comemorar essa edição especial, este ano, o evento será realizado nos dias 24 e 25 de setembro  na cidade de Itarana, distante a apenas 100km da capital Vitória.

A região de Itarana, mais especificamente no distrito de Praça Oito (7km de Itarana), vem ganhando destaque nos últimos anos devido a qualidade das rochas que compõem a bela geografia da região.

A história do montanhismo na região é bastante recente, quando comparada com a história da escalada capixaba que começou oficialmente em 1947 com a conquista do Pico do Itabira em Cachoeiro do Itapemirim. Na região de Itarana, as primeiras conquistas aconteceram apenas em 2013 com a tentativa de abrir uma via na famosa Pedra Alegre, a pedra símbolo de Itarana. Desde então, o local vem recebendo novas vias tradicionais e atualmente a região conta com aproximadamente 12 vias.

O estilo de escalada predominante na região é a "escalada em agarrência" em cristais sólidos, mas o principal destaque é a possibilidade de uso de proteção móvel, uma vez que as pedras da região apresentam uma grande densidade de fendas quando comparada ao resto do estado.

A sede do evento será no Pesque Pague Praça Oito, no distrito de Praça Oito. O local conta com uma ampla área verde para camping além de alguns chalés. E ainda possui quiosques, churrasqueiras, banheiro, chuveiro e um bar.

 

Como chegar

Saindo de Vitória, tome a BR-101 em direção ao norte do estado até Fundão. Em Fundão, após o primeiro semáforo, vire à esquerda em direção a Itarana passando por Santa Teresa. O Distrito de Praça Oito fica logo após a descida da Serra do Limoeiro, 7km antes da cidade Itarana. O acesso ao Pesque e Pague se faz numa curva fechada (não tem como errar, literalmente), ao lado da Igreja de Praça Oito.

 

Programação

6a feira

Sábado

Domingo

 

Escalada

Na cidade de Itarana há oito montanhas onde é possível escalar:

 

Pedra Alegre

Esta é a pedra referência de Itarana, no entanto não há nenhuma via concluída nesta pedra. Há apenas uma via sendo conquistada na face sul.

 

Pedra da Onça***

A Pedra da Onça é outra pedra bastante conhecida na região. Há apenas uma via conquistada na face leste.Trata-se da via "Pais e filhos" (6o, VIIa, D2, E3, 380m). Esta é uma via longa e técnica em agarrência com enfiadas longas (algumas de 65m) em uma rocha bastante contínua. A parede fica na sombra à tarde e é possível descer caminhando, embora não seja uma boa opção pelo fato de descer pelo lado oposto da montanha (noroeste).

 

Pedra da Praça Oito*****

A via “Par ou Ímpar” (D1, 3o, IVo sup, E3, 290m) foi a primeira via conquistada em Itarana. A escalada é bastante tranquila em terreno com pouca inclinação e muitas agarras. Além disso, tem a vantagem de ficar "atrás" do Pesque-pague, o que facilita a logística de aproximação. É possível descer caminhando. Com certeza, será a via mais repetida deste evento!

 

Pedra do Limoeiro****

Essa é a primeira pedra que aparece em destaque no vale ao descer a Serra do Limoeiro em direção à Praça Oito. A única via de escalada, "Eu sou a lenda" (5o, D1, E2, 160m), transcorre pela aresta oeste da pedra. A aproximação, embora longa, pode ser facilmente vencida por uma antiga rampa de desmoronamento. A escalada mescla proteção fixa com móvel e é uma ótima opção para quem está começando neste estilo de escalada.

 

Pedra Linda**

A Pedra Linda é um “mini Pão de Açúcar” que fica “aos fundos do Pesque Pague”. A via de acesso ao cume principal é a "Parafuso a menos" (6o sup, 7a, A1, D2, E2, 190m) que transcorre pela aresta sul da pedra passando por um totem até o cume. O acesso à base da via se dá pelo lado oeste por uma propriedade particular. É preciso avisar com antecedência o proprietário das terras.

 

Rampa José Bridi*****

A rampa de voo José Bridi é uma atração turística de Itarana. E na base desta pedra fica a via "Ascendência Térmica" (IV, V, E2, D1, 320m), uma via mista que “inclui no pacote” uma fenda frontal de 60m totalmente protegida em móvel. Mas o grande diferencial desta via é que ao completar a via, que acaba na rampa de voo, há a opção de se refrescar bebendo uma cerveja gelada no bar.

 

Parede dos Sonhos*****

A parede dos Sonhos é a montanha que contém a maior concentração de vias tradicionais de Itarana, graças à feição única da face sul que proporciona uma grande gama de sistema de fendas. Atualmente, nesta pedra há pelo menos cinco vias independentes, sem contar as variantes, o que faz do lugar um excelente campo-escola de escalada tradicional.

 

Pedra de Alto Santa Maria**

A Pedra de Alto Santa Maria é provavelmente a pedra que fica mais distante do Pesque Pague. A única via de escalada desta pedra é a via "Sombra Ensolarada" (D2, E2, 4o, Vo/VIo, 320m), que transcorre por uma calha d´água.

 

Para ler mais sobre as vias e os croquis das vias, visite o site da Associação Capixaba de Escalada na seção Croquiteca.

 

Outras atividades na região

Além da escalada, a região de Itarana oferece outras atividades interessantes, com destaque para:

 

Caminhada ao cume da Pedra da Onça

Esta é uma excelente opção para quem deseja apenas caminhar um pouco e conhecer as belezas da região. Durante os períodos de seca, os moradores da região fazem uma procissão ao cume desta pedra para pedir chuva, por isso a trilha é relativamente bem sinalizada e de fácil acesso.

 

Capela de Santa Luzia

Para quem busca uma opção, menos radical, a Capela de Santa Luzia é uma ótima pedida. A capela fica na parte alta da Serra do Limoeiro e pode ser facilmente acessado de carro. O grande atrativo do lugar é, além da capela, o espetáculo do pôr-do-sol.