Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"O tempo é a insônia da eternidade." Mário Quintana

Notícias

Buscar:
27-03-2013
Abertura da Temporada de Escalada do ES
Abertura da Temporada de Escalada do ES Galera! Vai rolar nos dias 04 e 05 de Maio, em Castelo - ES, mais precisamente na Cachoeira do Furlan. As inscrições começarão no dia primeiro e terminarão no dia 31 de Abril. Valor: R$ 50,00 (10% de desconto para associados com a mensalidade em dia) Inclui: - 01 Jantar de Confraternização (04/05/2013); - 01 Pernoite no Camping (04/05/2013); - 01 Café da Manhã (05/05/2013); - Sorteio de Brindes (Ver regras para participar do sorteio); + - 01 Magnésio / Chalk Block – 4 Climb – para os 50 primeiros inscritos; - 01 Croqui / Livro de Bolso para os 50 primeiros inscritos. Mais informações no site oficial do evento: www.escaladores.com.br Participe!


25-02-2013
Ação Social - ACADIS
Neste mês de fevereiro, a ACE realizou uma atividade de rapel, slackline e filmes de escalada com os adolescentes dentro da ACADIS (Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão social). Devido à resposta positiva dos adolescentes após o evento, e a pedido da ACADIS, a associação irá realizar anualmente essas atividades, com o objetivo de apresentar o esporte de aventura para ajudar no processo de inclusão social dos adolescentes em conflito com a lei. Esse será um evento social que fará parte do calendário de eventos da ACE a partir do ano que vem. A ação contou com os escaladores Caio Salomão AFeto, Zudivan Peterli, Alexandre Bizinoto, Macedo e Thiago Karapeba.


20-02-2013
Associado é desligado da ACE por decisão da Assembléia
O associado Anderson Luiz da Silva Cunha, Coelho, foi desligado da ACE por decisão dos presentes na assembléia de fevereiro de 2013. Mais detalhes em: http://www.ace-es.org.br/scripts/biblioteca.asp/ACE_13_02_de_20_02_2013.doc


20-02-2013
Escaladores Capixabas repudiam Colagem de Agarras

CARTA ABERTA DA ACE SOBRE AGARRAS COLADAS

No inicio deste ano, a comunidade escaladora do ES, se deparou com uma situação surpreendente e anacrônica. A via Necropsia situada no setor da Boca no Morro do Moreno foi adulterada com a colagem de agarras. Entre outras atitudes controversas, um escalador notoriamente não alinhado com as decisões coletivas, colou as agarras em via aberta por outros neste importante ponto de escalada próximo à capital capixaba. Esta ação foi contrária ao código de ética local formalmente manifesto pela ACE e tacitamente aceito entre os escaladores do estado.

O caso foi levado para assembléia onde se comprovou o repúdio coletivo e está sendo resolvido localmente. Apesar de diversas tentativas, o autor não se mostrou disposto a se retratar.

As agarras serão retiradas, infelizmente com prejuízo da integridade da rocha já perturbada no momento da colagem das agarras, mas constituindo desta forma uma resposta para desestimular essa prática por aqui.

O problema deste caso porém não se limita à um ato de vandalismo isolado, ele demonstra uma visão equivocada emergente. Ocorre uma distorção histórica onde os coladores de agarras crêem trazer a evolução e vêem seu ato como inovador quando na realidade ressuscitam um assunto sepultado em comum acordo faz tempo, e diga-se de passagem, sem muita polêmica.

É importante ressaltar que o fato de algumas poucas pessoas defenderem a colagem de agarras não indica que essa prática seja boa ou minimamente aceitável.

Sempre existe a possibilidade de se rever conceitos, porém o caminho pra esta revisão deve ser a conversa e a argumentação. O código de ética atualmente aceito pela grande maioria dos escaladores é resultado de um processo de discussões internas baseado em temperança e princípios norteadores como o mínimo impacto e o respeito mútuo.

Outro produto dessas discussões foi a consolidação da nossa capacidade de nos regulamentarmos. Um atropelo como este ocorrido, zomba do esforço daqueles que se empenharam em chegar num acordo, e atenta contra nossa capacidade de auto-regulamentação abrindo brechas para intervenções externas invariavelmente absurdas.

Não é nosso interesse trazer aqui a questão da validade ou não da prática de colar ou cavar agarras. Queremos é deixar claro que os escaladores locais representados pela ACE repudiam essa prática.


07-02-2013
Expedição de Escalada e HighLine nos 5 Pontões - ES


05-02-2013
Pesquisa sobre Montanhismo e Escalada no Espírito Santo


15-12-2012
Curso de Primeiros Socorros em Áreas Remotas


08-12-2012
II Mostra Capixaba de Filmes de Montanha do ES
A Mostra ocorrerá no Cine Jardins e consta com inúmeros curtas nacionais, inclusive alguns capixabas.


15-11-2012
Escalada Capixaba na Revista Go Outside


31-10-2012
ACE na apresentação do diagnóstico da região do Doce Pontões Capixaba
A ACE se fez presente na apresentação do diagnóstico sobre ecoturismo na região do Doce Pontões Capixaba. Nove municípios, com suas belas montanhas e situados na bacia do Rio Doce, fazem parte da região. O encontro foi na sede do Sebrae de Colatina. Pela ACE fomos eu, Thiago e Alex (por Zé Márcio).


06-10-2012
Palestra realizada no IFES de Venda Nova
Neste fim de semana realizamos um evento no IFES, Campus Venda Nova do Imigrante, com mostra de filmes e palestra sobre o desenvolvimento histórico e tecnológico da escalada. Agradeço a todos os membros da ACE, e principalmente aos amigos Zé, Sandro, Porko, Porkinha e Denise pela contribuição nessa ação que marca o início de um trabalho para fomentar ainda mais o esporte em nosso estado. Att, Fabrício Amaral


25-09-2012
Escalada Tradicional e HighLine na África do Sul


03-09-2012
RockLands Africa do Sul Escalada e HighLine


30-08-2012
Revista 5 EscaladaINT


09-08-2012
Repetição da Via Presente da Águia
Durante o 6° Encontro Capixaba de Escalada repetimos a Via Presente da Águia, conquistada por Fábio Castilho e Sandro Souza.


03-08-2012
Croquis Pancas/ ES
Galera, seguem alguns croquis de vias em Pancas/ES. Escolha a sua e aproveite o 6º Encontro Capixaba de Escalada que acontece nos dias 04 e 05 de agosto.


02-08-2012
6º Encontro Capixaba de Escalada - 04 e 05 de agosto
Vem aí o 6º Encontro Capixaba de Escalada que acontecerá nos dias 04 e 05, ou seja, neste próximo fim de semana. O evento será realizado em Pancas, norte do Espírito Santo.


29-07-2012
Dia D Escalada no ES


26-07-2012
Escalando com Naoki Arima
Desde quando o Naoki veio para as bandas do Espírito Santo escalo com ele, e com ele aprendi muito do que sei hoje apreciando o próprio escalando, um estilo único de escalada que flui na via de uma forma leve e controlada. Pela admiração e amizade resolvi fazer esse video que marca um momento histórico para a escalada esportiva Capixaba, a First Ascent da Via Avalanhce - 9c (8a Fra), a via foi equipada por mim e recauchutada pelo Naoki, sendo a primeira via dessa graduação a ser encadenada no Estado. Além disso o Naoki vai contar um pouco sobre as suas perspectivas em relação a escalada. Gostaria de agradescer a todos que participaram desse video e que ajudam a escalada no ES a crescer, principalmente com o apoio da ACE (Associação Capixaba de EScalada - www.ace-es.org.br) Mais informações sobre o Naoki: www.naokiarima.com Realização: WwW.DosedeaFetamina.Blogspot.com Muito Obrigado Japa!!!


26-07-2012
Repetição da Via Sombra e Água Fresca
Hoje foi um dia muito bom, fazia muito tempo que eu não escalava com essa figura fantástica da escalada capixaba, que é o nosso famoso Elpidião! Espero que dias como este seja mais frequente, a vibe do cara é muito maneira mesmo! Vlw, DuNada.


+ Notícias 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Notícias +


©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768