Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Mas no nosso parecer, brilhareis alto, iluminado pela força do Deus que vos trouxe a esta terra e que, por algum favor especial, vos outorgou domínio sobre ela e sobre o homem vermelho. Este destino é um mistério para nós, pois não compreendemos como será no dia em que o último búfalo for dizimado, os cavalos selvagens domesticados, os secretos recantos das florestas invadidos pelo odor do suor de muitos homens e a visão das brilhantes colinas bloqueada por fios falantes. Onde está a floresta? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. É o fim do viver, e o início do sobreviver." Cacique Seattle ao Presidente dos EUA em 1855

Notícias

Buscar:
27-03-2013
Abertura da Temporada de Escalada do ES
Abertura da Temporada de Escalada do ES Galera! Vai rolar nos dias 04 e 05 de Maio, em Castelo - ES, mais precisamente na Cachoeira do Furlan. As inscrições começarão no dia primeiro e terminarão no dia 31 de Abril. Valor: R$ 50,00 (10% de desconto para associados com a mensalidade em dia) Inclui: - 01 Jantar de Confraternização (04/05/2013); - 01 Pernoite no Camping (04/05/2013); - 01 Café da Manhã (05/05/2013); - Sorteio de Brindes (Ver regras para participar do sorteio); + - 01 Magnésio / Chalk Block – 4 Climb – para os 50 primeiros inscritos; - 01 Croqui / Livro de Bolso para os 50 primeiros inscritos. Mais informações no site oficial do evento: www.escaladores.com.br Participe!


25-02-2013
Ação Social - ACADIS
Neste mês de fevereiro, a ACE realizou uma atividade de rapel, slackline e filmes de escalada com os adolescentes dentro da ACADIS (Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão social). Devido à resposta positiva dos adolescentes após o evento, e a pedido da ACADIS, a associação irá realizar anualmente essas atividades, com o objetivo de apresentar o esporte de aventura para ajudar no processo de inclusão social dos adolescentes em conflito com a lei. Esse será um evento social que fará parte do calendário de eventos da ACE a partir do ano que vem. A ação contou com os escaladores Caio Salomão AFeto, Zudivan Peterli, Alexandre Bizinoto, Macedo e Thiago Karapeba.


20-02-2013
Associado é desligado da ACE por decisão da Assembléia
O associado Anderson Luiz da Silva Cunha, Coelho, foi desligado da ACE por decisão dos presentes na assembléia de fevereiro de 2013. Mais detalhes em: http://www.ace-es.org.br/scripts/biblioteca.asp/ACE_13_02_de_20_02_2013.doc


20-02-2013
Escaladores Capixabas repudiam Colagem de Agarras

CARTA ABERTA DA ACE SOBRE AGARRAS COLADAS

No inicio deste ano, a comunidade escaladora do ES, se deparou com uma situação surpreendente e anacrônica. A via Necropsia situada no setor da Boca no Morro do Moreno foi adulterada com a colagem de agarras. Entre outras atitudes controversas, um escalador notoriamente não alinhado com as decisões coletivas, colou as agarras em via aberta por outros neste importante ponto de escalada próximo à capital capixaba. Esta ação foi contrária ao código de ética local formalmente manifesto pela ACE e tacitamente aceito entre os escaladores do estado.

O caso foi levado para assembléia onde se comprovou o repúdio coletivo e está sendo resolvido localmente. Apesar de diversas tentativas, o autor não se mostrou disposto a se retratar.

As agarras serão retiradas, infelizmente com prejuízo da integridade da rocha já perturbada no momento da colagem das agarras, mas constituindo desta forma uma resposta para desestimular essa prática por aqui.

O problema deste caso porém não se limita à um ato de vandalismo isolado, ele demonstra uma visão equivocada emergente. Ocorre uma distorção histórica onde os coladores de agarras crêem trazer a evolução e vêem seu ato como inovador quando na realidade ressuscitam um assunto sepultado em comum acordo faz tempo, e diga-se de passagem, sem muita polêmica.

É importante ressaltar que o fato de algumas poucas pessoas defenderem a colagem de agarras não indica que essa prática seja boa ou minimamente aceitável.

Sempre existe a possibilidade de se rever conceitos, porém o caminho pra esta revisão deve ser a conversa e a argumentação. O código de ética atualmente aceito pela grande maioria dos escaladores é resultado de um processo de discussões internas baseado em temperança e princípios norteadores como o mínimo impacto e o respeito mútuo.

Outro produto dessas discussões foi a consolidação da nossa capacidade de nos regulamentarmos. Um atropelo como este ocorrido, zomba do esforço daqueles que se empenharam em chegar num acordo, e atenta contra nossa capacidade de auto-regulamentação abrindo brechas para intervenções externas invariavelmente absurdas.

Não é nosso interesse trazer aqui a questão da validade ou não da prática de colar ou cavar agarras. Queremos é deixar claro que os escaladores locais representados pela ACE repudiam essa prática.


07-02-2013
Expedição de Escalada e HighLine nos 5 Pontões - ES


05-02-2013
Pesquisa sobre Montanhismo e Escalada no Espírito Santo


15-12-2012
Curso de Primeiros Socorros em Áreas Remotas


08-12-2012
II Mostra Capixaba de Filmes de Montanha do ES
A Mostra ocorrerá no Cine Jardins e consta com inúmeros curtas nacionais, inclusive alguns capixabas.


15-11-2012
Escalada Capixaba na Revista Go Outside


31-10-2012
ACE na apresentação do diagnóstico da região do Doce Pontões Capixaba
A ACE se fez presente na apresentação do diagnóstico sobre ecoturismo na região do Doce Pontões Capixaba. Nove municípios, com suas belas montanhas e situados na bacia do Rio Doce, fazem parte da região. O encontro foi na sede do Sebrae de Colatina. Pela ACE fomos eu, Thiago e Alex (por Zé Márcio).


06-10-2012
Palestra realizada no IFES de Venda Nova
Neste fim de semana realizamos um evento no IFES, Campus Venda Nova do Imigrante, com mostra de filmes e palestra sobre o desenvolvimento histórico e tecnológico da escalada. Agradeço a todos os membros da ACE, e principalmente aos amigos Zé, Sandro, Porko, Porkinha e Denise pela contribuição nessa ação que marca o início de um trabalho para fomentar ainda mais o esporte em nosso estado. Att, Fabrício Amaral


25-09-2012
Escalada Tradicional e HighLine na África do Sul


03-09-2012
RockLands Africa do Sul Escalada e HighLine


30-08-2012
Revista 5 EscaladaINT


09-08-2012
Repetição da Via Presente da Águia
Durante o 6° Encontro Capixaba de Escalada repetimos a Via Presente da Águia, conquistada por Fábio Castilho e Sandro Souza.


03-08-2012
Croquis Pancas/ ES
Galera, seguem alguns croquis de vias em Pancas/ES. Escolha a sua e aproveite o 6º Encontro Capixaba de Escalada que acontece nos dias 04 e 05 de agosto.


02-08-2012
6º Encontro Capixaba de Escalada - 04 e 05 de agosto
Vem aí o 6º Encontro Capixaba de Escalada que acontecerá nos dias 04 e 05, ou seja, neste próximo fim de semana. O evento será realizado em Pancas, norte do Espírito Santo.


29-07-2012
Dia D Escalada no ES


26-07-2012
Escalando com Naoki Arima
Desde quando o Naoki veio para as bandas do Espírito Santo escalo com ele, e com ele aprendi muito do que sei hoje apreciando o próprio escalando, um estilo único de escalada que flui na via de uma forma leve e controlada. Pela admiração e amizade resolvi fazer esse video que marca um momento histórico para a escalada esportiva Capixaba, a First Ascent da Via Avalanhce - 9c (8a Fra), a via foi equipada por mim e recauchutada pelo Naoki, sendo a primeira via dessa graduação a ser encadenada no Estado. Além disso o Naoki vai contar um pouco sobre as suas perspectivas em relação a escalada. Gostaria de agradescer a todos que participaram desse video e que ajudam a escalada no ES a crescer, principalmente com o apoio da ACE (Associação Capixaba de EScalada - www.ace-es.org.br) Mais informações sobre o Naoki: www.naokiarima.com Realização: WwW.DosedeaFetamina.Blogspot.com Muito Obrigado Japa!!!


26-07-2012
Repetição da Via Sombra e Água Fresca
Hoje foi um dia muito bom, fazia muito tempo que eu não escalava com essa figura fantástica da escalada capixaba, que é o nosso famoso Elpidião! Espero que dias como este seja mais frequente, a vibe do cara é muito maneira mesmo! Vlw, DuNada.


+ Notícias 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Notícias +


©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768