Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende." Cora Coralina

  Via Parafuso a menos
Pedra Linda - Itarana
Catalogada por Naoki
Graduação:  6o, 7a, A1, E2, D1 
Tamanho:  190m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  2 cordas
10 costuras (algumas longas)
1 jogo de friend 
Data da conquista:  06/Out/2013 
Conquistadores:  Caio Salomão Amador  (aFeto)  Tel.27/88394135
Naoki Arima  (Naoki)
Roney Celin Magri  (DuNada)
Da escalada:  Infos e fotos extraídos de https://naokiarima.com.br/ess/parafuso-a-menos-6o-sup-7a-a1-d2-e2-190m/

Como chegar:

A via “Parafuso a menos” está localizada na face sul da Pedra Linda no distrito de Praça Oito em Itarana.

Saindo de Vitória, a melhor opção é pegar a BR-101 em direção norte do estado até Fundão. Em Fundão, pegar a estadual (ES-261) que leva a Santa Teresa, Itarana e Itaguaçu. O distrito de Praça Oito fica 6km antes de Itarana.

Assim que chegar no distrito, logo após passar pela ponte principal que fica depois de uma curva fechada, sair na primeira à esquerda que fica logo adiante (1km). Siga sempre pela estrada de chão até o entroncamento. Nesse trecho, à esquerda, já é possível ver a Pedra Linda. No entroncamento tome à esquerda e no próxima bifurcação à direita. Depois da bifurcação, entre à esquerda na próxima estrada (500m). Depois de passar por uma casa, à esquerda, na próxima bifurcação, vire à esquerda e estacione o carro junto a porteira e siga caminhando. Carro com tração integral pode seguir mais um pouco.

Passe a porteira e vire à direita e depois siga pela estrada que vai em direção à pedra, passando por uma outra porteira. O ponto para deixar a estrada e pegar a trilha fica exatamente na 2ª drenagem que cruza a estrada. Não confundir com a 1a drenagem que é bastante sugestiva. Na 2ª drenagem, suba até encontrar uma trilha bem marcada à esquerda. Siga pela trilha até ela chegar perto da pedra e nesse instante saia da trilha e suba em direção ao colo. A base da via fica exatamente no colo da montanha, junto a um totem.

De Vitória até a casa de campo são aproximadamente 100km e o tempo médio do percurso, na ordem de 2h. A caminhada final é de aproximadamente 40min.

A escalada:

1ª enfiada – Enfiada toda em móvel com uma única proteção fixa no final da fenda, antes de entrar na face. Levar móvel grande a médio. A escalada transcorre por um sistema de fendas frontais, passando de uma fenda para a outra até entrar na face da pedra contornando a bromélia até chegar na P1.

2ª enfiada – Enfiada curta de uns 20m pela aresta do totem. O crux a enfiada está logo na saída da via, antes da primeira proteção. Muita atenção ao escalar e dar a segue. Potencial de fator de queda 2. A parada da P2 está no topo do totem.

3ª enfiada – Enfiada em travessia à esquerda até ganhar uma parede menos inclinada, porém sem agarras, onde começa o trecho em artificial. São apenas 3 lances em parafusos até as agarras voltarem e sair em livre. Antes de chegar na P3 há um outro lance em parafuso para ganhar o platô de mato.

4ª enfiada – Enfiada de uns 25m com proteção mista. Na saída há 3 chapas até a virada do teto e logo em seguida, segue por uma fenda média até a travessia em aderência. A primeira proteção está um pouco fora da linha, por isso use uma fita longa para minimizar o atrito.

5ª enfiada – Enfiada tranquila em direção ao cume. Duas proteções fixas logo na saída e depois cabe alguns móveis até o cume.

Rapel:

A descida da via é feita pela própria via usando 2 cordas de 60m. É altamente recomendável levar umas fitas de abandono para reforçar o rapel, pois as paradas estão com apenas uma argola em uma das chapas.

A ordem do rapel é: P5-P4, P4-P3, P3-P2 (em diagonal) e P2 – base!

Outros betas:

Uma excelente opção para quem deseja acampar na região é a Estância Pedra da Onça que fica a apenas alguns minutos de carro da via. Para maiores informações, entre em contato pelo site.
Não há livro de cume!
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Naoki (Naoki Arima) 05/11/2019 16:18:27
   Finalizada


Gillan (Gillan Muniz Schirmer)   Tel: 27/98188007 02/12/2015 15:46:53
   (Pretende escalar)
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768