Da escalada: |
1a enfiada – Enfiada em aderência com agarras protegendo em 3 árvores. Parada em móvel (peças médias) num platô razoável. 45m.
2a enfiada – Começa protegendo em móvel por uma fenda e depois entra na face. Protege em três chapeletas de inox e cai num grande platô. A parada pode ser feita nas árvores, mas é mais confortável montar uma parada em móvel (peças pequenas a média). 35m
3a enfiada – A enfiada segue por uma fenda frontal bem óbvia que no final arqueia à esquerda. A parada móvel (peças pequenas) fica um pouco antes de entrar na mata, num pequeno platô. 25m. Há a possibilidade de juntar a 3a e a 4a enfiada.
4a enfiada – Trecho curto de uns 15m até uma árvore grande. Há a opção de fazer a parada um pouco mais acima para ficar num lugar menos desconfortável (parada móvel). A dica aqui é não ir pelo mato, mas sim continuar seguindo a fenda. É mais difícil, mas é mais legal!
5a enfiada – Enfiada em arco num diedro em móvel passando por baixo do grande teto. A P5 (fixa) está depois da virada do teto. 20m
6a enfiada – Enfiada segue reto para cima, com proteção móvel e ancoragem natural, ora escalando na pedra, ora no mato. No trecho final, depois do diedro, a rocha está bem decomposta. Atenção redobrado para não derrubar nada no segue. Parada fixa num platô confortável. 35m
7a enfiada – Enfiada crux. Sobe uma rampa e depois vira um negativo com rocha suspeita e proteções marginais. Expo! Depois, passa para a fenda da direita até a parada fixa (2 grampos de inox). 20m. Há a opção de juntar a 7a e a 8a enfiada, mas a comunicação fica muito comprometida.
8a enfiada – Escalada tranquila pela canaleta e face protegendo em móvel até o cume. Parada natural equalizada em várias árvores.
DESCIDA:
Do cume, em ancoragem natural, rapelar com 2 cordas até a P7.
Da P7 até a P6 com uma corda.
Da P6 até a P5.
Da P5 até a P3 de uma outra via que fica à esquerda da Sonho Molhado (55m). Vide croqui.
Da P3 até a P1 da outra via (40m).
Da P1 até o chão (40m).
DICAS:
Tirando os grampos e chapeletas das paradas, há apenas 3 chapeletas na via. Todas na 3a enfiada.
A via requer um bom conhecimento do uso de equipamento móvel, principalmente para montar a parada móvel.
A rocha no crux, 7a enfiada, é bem suspeita. Usar o máximo de peças para proteger o lance.
A face fica voltada para o sul. Durante o inverno, não bate sol o dia todo. Costuma ventar bastante e fazer um pouco de frio, levar anorak.
As chuvas passageiras, normalmente vêm de sul e as chuvas mais intensas de norte. Observe sempre a direção dos ventos.
MAIS FOTOS E DETALHES:
http://naokiarima.com/blogwp/?s=sonho+molhado
VARIANTE SHOW: XIXI MOLHADO
sutil variação da via “Xixi Molhado”, onde na 3a enfiada, após o crux, pega emprestado a enfiada da fenda frontal de 40m da via “Sonho Molhado” para, logo em seguida, voltar à via até o cume, totalizando aproximadamente 260m de escalada.
http://naokiarima.com/blogwp/?s=XIXI+MOLHADO
|