Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"São tempos difíceis para os sonhadores." Amelie Poulain

  Via Freira de Biquini
Pedra da Freira-Empoçado - Afonso Cláudio
Catalogada por Gillan
Graduação:  D1 3º IIIsup E2 
Tamanho:  310m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  1 corda de 60 m (2 se for rapelar pela via)
6 costuras
(Material para abandono se for rapelar) 
Data da conquista:  15/Mar/2015 
Conquistadores:  Gillan Muniz Schirmer  (Gillan)  Tel.27/9818.8007
Naoki Arima  (Naoki)
Roberto Livre Teles da Silva  (Taru)  Tel.27/9999.7252
Robson Scardua Silveira  (Robinho)  Tel.27/9884.4905
Da escalada:  Uma escalada toda em agarras/cristais pela face da montanha de rocha bem sólida com boa aderência. Possui livro de cume, em baixo de uma laca próxima aos cactos. A base da via parte de um desnível inicial de aprox. 500 m do chão proporcionando um belo visual desde o início da escalada. No cume atinge-se altura aproximada de 810 m, ponto culminante de uma vasta região com várias outras montanhas, onde é possível visualizar inclusive os Três Pontões, Lajinha, Cinco Pontões, a Pedra Azul e a Pedra do Garrafão.

Como chegar:
Na saída norte de Afonso Cláudio sede, seguir em direção para Empoçado, pela ES-165 (na principal da cidade sentido norte, há uma placa indicando Empoçado à esquerda e logo em seguida atravessa uma pequena ponte). Seguir por essa principal até antes da pedreira quando vira a direita. Em seguida percorrer mais 2,2 km até a bifurcação e pegar novamente a direita, saindo do asfalto, e percorrer mais 2,6 km chegando em um entroncamento de estradas próximo à alguns boulders. Aqui pegar toda a esquerda subindo por uma estrada um pouco ruim por mais 900 m até uma outra bifurcação. Neste ponto em diante a estrada fica pior e vai subindo passando por cafezais, sempre mirando em direção à aresta esquerda da Pedra da Freira até uma última quebrada à direita por uma rampa íngreme de estrada de chão (se o carro não for tracionado é melhor deixa-lo neste ponto e seguir caminhando por uns 15 min). Em seguida o terreno dá uma aliviada e fica bem plano onde é o estacionamento (para carros tracionados) próximo a alguns afloramentos rochosos. Seguir caminhando pelo cafezal e adentrar na mata fechada, mirando a aresta esquerda da pedra, passando por uma nascente e em seguida vencer um desnível de uns 3 metros verticais de rocha para sair do mato e chegar na laje de pedra limpa para seguir caminhando pela rocha até a base da via.

Descida:
A melhor opção é descer caminhando pelo lado oposto à via, saindo margeando o grande bloco do cume pela direita, e em seguida realizar apenas um rapel de 30 m em proteção natural para a direita do colo, para depois seguir a caminhada pela laje de pedra e cafezal até o estacionamento. Caso for rapelar será necessário abandonar material em cada parada.

Escalada toda em chapeletas simples e paradas duplicadas sem argolas.

BETAS:
-1a enfiada solo em costão: pode fazer de tênis até um pequeno platô antes de um platô principal;
-2a enfiada, 60 m: segue em direção ao platô principal e depois em direção à primeira proteção;
-3a enfiada, 55 m - crux IIIsup: após a segunda proteção segue em diagonal à esquerda;
-4a enfiada, III grau: sai para a esquerda, depois volta à direita passando à direita da vegetação. Algumas proteções podem estar escondidas nesse trecho. A parada fica acima das lacas à esquerda.
-5a enfiada, 55 m II grau: Segue reto para cima até a primeira proteção que está a uns 30m e segue até a virada. A parada fica num platô depois da virada.
-6a enfiada II grau: A partir daqui é indicado escalar à francesa até o cume da via onde há proteção natural. Subir o grande bloco para o ponto culminante (II grau).

Para mais detalhes, fotos, relato da conquista e croqui acesse:
http://naokiarima.com/blogwp/freira-de-biquini/
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos     Veja mais Infos


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Gillan (Gillan Muniz Schirmer)   Tel: 27/98188007 27/10/2015
   Finalizada


Naoki (Naoki Arima) 26/10/2015
 
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página


Infos de quem escalou a via
A aproximação final, em laranja, não é a melhor opção. Há um traçado melhor pela direita, passando por outra estrada. Ainda assim a estrada é bastante ruim.
Naoki (Naoki Arima) 22/05/2017 13:28:12
voltar pro início da página



©2003-2020  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768