Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"As mídias sociais deram a palavra a uma legião de imbecis que antes só falavam numa mesa de bar depois de uma taça de vinho, sem causar qualquer prejuízo à coletividade." Humberto Eco

  Via Freira de Biquini
Pedra da Freira-Empoçado - Afonso Cláudio
Catalogada por Gillan
Graduação:  D1 3º IIIsup E2 
Tamanho:  310m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  1 corda de 60 m (2 se for rapelar pela via)
6 costuras
(Material para abandono se for rapelar) 
Data da conquista:  15/Mar/2015 
Conquistadores:  Gillan Muniz Schirmer  (Gillan)  Tel.27/98188007
Naoki Arima  (Naoki)
Roberto Livre Teles da Silva  (Taru)  Tel.27/99997252
Robson Scardua Silveira  (Robinho)  Tel.27/98844905
Da escalada:  Uma escalada toda em agarras/cristais pela face da montanha de rocha bem sólida com boa aderência. Possui livro de cume, em baixo de uma laca próxima aos cactos. A base da via parte de um desnível inicial de aprox. 500 m do chão proporcionando um belo visual desde o início da escalada. No cume atinge-se altura aproximada de 810 m, ponto culminante de uma vasta região com várias outras montanhas, onde é possível visualizar inclusive os Três Pontões, Lajinha, Cinco Pontões, a Pedra Azul e a Pedra do Garrafão.

Como chegar:
Na saída norte de Afonso Cláudio sede, seguir em direção para Empoçado, pela ES-165 (na principal da cidade sentido norte, há uma placa indicando Empoçado à esquerda e logo em seguida atravessa uma pequena ponte). Seguir por essa principal até antes da pedreira quando vira a direita. Em seguida percorrer mais 2,2 km até a bifurcação e pegar novamente a direita, saindo do asfalto, e percorrer mais 2,6 km chegando em um entroncamento de estradas próximo à alguns boulders. Aqui pegar toda a esquerda subindo por uma estrada um pouco ruim por mais 900 m até uma outra bifurcação. Neste ponto em diante a estrada fica pior e vai subindo passando por cafezais, sempre mirando em direção à aresta esquerda da Pedra da Freira até uma última quebrada à direita por uma rampa íngreme de estrada de chão (se o carro não for tracionado é melhor deixa-lo neste ponto e seguir caminhando por uns 15 min). Em seguida o terreno dá uma aliviada e fica bem plano onde é o estacionamento (para carros tracionados) próximo a alguns afloramentos rochosos. Seguir caminhando pelo cafezal e adentrar na mata fechada, mirando a aresta esquerda da pedra, passando por uma nascente e em seguida vencer um desnível de uns 3 metros verticais de rocha para sair do mato e chegar na laje de pedra limpa para seguir caminhando pela rocha até a base da via.

Descida:
A melhor opção é descer caminhando pelo lado oposto à via, saindo margeando o grande bloco do cume pela direita, e em seguida realizar apenas um rapel de 30 m em proteção natural para a direita do colo, para depois seguir a caminhada pela laje de pedra e cafezal até o estacionamento. Caso for rapelar será necessário abandonar material em cada parada.

Escalada toda em chapeletas simples e paradas duplicadas sem argolas.

BETAS:
-1a enfiada solo em costão: pode fazer de tênis até um pequeno platô antes de um platô principal;
-2a enfiada, 60 m: segue em direção ao platô principal e depois em direção à primeira proteção;
-3a enfiada, 55 m - crux IIIsup: após a segunda proteção segue em diagonal à esquerda;
-4a enfiada, III grau: sai para a esquerda, depois volta à direita passando à direita da vegetação. Algumas proteções podem estar escondidas nesse trecho. A parada fica acima das lacas à esquerda.
-5a enfiada, 55 m II grau: Segue reto para cima até a primeira proteção que está a uns 30m e segue até a virada. A parada fica num platô depois da virada.
-6a enfiada II grau: A partir daqui é indicado escalar à francesa até o cume da via onde há proteção natural. Subir o grande bloco para o ponto culminante (II grau).

Para mais detalhes, fotos, relato da conquista e croqui acesse:
http://naokiarima.com/blogwp/freira-de-biquini/
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos     Veja mais Infos


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Ambrósio (Lucas Nunes Ambrósio)   Tel: 27/996512114 27/09/2021 21:01:28
   (Pretende escalar)


Gillan (Gillan Muniz Schirmer)   Tel: 27/98188007 27/10/2015
   Finalizada


Naoki (Naoki Arima) 26/10/2015
 
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página


Infos de quem escalou a via
A aproximação final, em laranja, não é a melhor opção. Há um traçado melhor pela direita, passando por outra estrada. Ainda assim a estrada é bastante ruim.
Naoki (Naoki Arima) 22/05/2017 13:28:12
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768