Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Todo mundo é explorador. Como você poderia viver eternamente olhando para uma porta sem abri-la?" Robertt D. Ballard

  Via Zé Arruela
São Jorge - Itaguaçu
Catalogada por Zudi
Graduação:  IIIsup 4º E2 D1 
Tamanho:  185m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  2 cordas de 60 metros (1 para rapel);
4 costuras;
2 equalizações (longas).  
Data da conquista:  05/Jul/2015 
Conquistadores:  johny henrique pagel  (johny)  Tel.27/9975.8629
José Augusto Brunoro Costa  (Brunoro)  Tel.27/9801.1945
José Márcio Moraes Dorigueto  (ZéMárcio)  Tel.27/9811.9945
Naoki Arima  (Naoki)
Zudivan Peterli  (Zudi)  Tel.27/9243.0159
Da escalada:  A PEDRA E O ACESSO

A Pedra de São Jorge - como foi nomeada pelos escaladores por causa da fazenda - fica localizada no distrito de Itaimbé, cidade de Itaguaçu, Espírito Santo.

Vindo do centro da cidade e pegando a rodovia que liga Itaguaçu a Baixo Guandu (iniciando no posto de combustível Beira Rio) devem ser percorridos 22,5 km (20 minutos) e em seguida pegar uma entrada de terra a direita que da acesso a fazenda São Jorge, sendo essa a entrada da sede da fazenda e o local onde se encontra o caseiro Zezinho, responsável por cuidar da propriedade do Médico Colatinense Dr. Roque.

Quem quiser escalar deve solicitar a autorização ao Zezinho para prosseguir, pois o acesso e a pedra ficam na propriedade de sua responsabilidade.

A partir da casa do Zezinho, pode-se seguir pela estrada que fica a direita do curral, contornando o lago e subindo o pasto até a arresta da pedra. Com o auxílio de um veículo 4x4 é possível chegar a uns 50 metros da pedra, entretanto, veículos pequenos vai depender da coragem do condutor (talvez não passe nem do curral).

Para quem quiser pode baixar o tracklog do caminho no final da página.

A ESCALADA

A via segue pela lateral direita da pedra com poucas agarras nos primeiros metros, entretanto, depois da metade da primeira enfiada a via começa a apresentar diversas agarras e cristais.

1ª ENFIADA - Inicia com poucas agarras e, dependendo do dia, levemente úmida por causa da mata. O trecho conta com 4 proteções em chapas de aço inox. Acredita-se que essa enfiada deve ter o crux da via com um 4º grau;

2ª ENFIADA - Enfiada com dificuldade constante durante todo o trecho e agarras consideráveis em tamanho e quantidade. Trecho com 3 proteções de chapeletas de aço inox;

3ª ENFIADA - Com menor inclinação de toda parede, contando com apenas 2 chapeletas de aço inox de proteção. O final da enfiada passa pela direita de uma arresta de pedra com uma fenda não muito boa;

4ª ENFIADA - Trecho com igual dificuldade da 3ª enfiada, entretanto, com apenas 20 metros. Pode ser realizado a parada natural no coqueiro a direita.

Depois do coqueiro é só seguir andando até o cume, algo em torno de 50 metros.

A via recebeu esse nome por causa que algum Zé, ou José, esqueceu de colocar a arruela na chapeleta na hora de montar. E teve outro Zé, ou José, que instalou a chapeleta sem arruela e a mesma não ficou boa e teve que trocar, dando o maior trabalho e surgindo o nome da via como Zé Arruela.

O RAPEL

Para a descida é necessário fazer um rapel pelo coqueiro que foi utilizado como parada até a P3 e em seguida seguir rapelando normalmente pela via até a base.

Todas as paradas foram duplicadas com chapeletas duplas (próprias para o rapel-corda direto na chapeleta).

MAIORES DETALHES E RELATO DA CONQUISTA:

http://naokiarima.com/blogwp/conquistar-e-repetir/

AGRADECIMENTOS:

A Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer de Itaguaçu pelo patrocínio das chapeletas e chumbadores de aço inox da Bonier para realizar a abertura de vias no município que receberá o 9º Encontro Capixaba de Escalada em 2015.

ACE pela organização do evento e desenvolvimento da escalada no Espírito Santo.
Fotos     Croqui     Tracklog     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Naoki (Naoki Arima) 05/11/2019 16:18:27
   Finalizada


Zudi (Zudivan Peterli)   Tel: 27/92430159 17/03/2016 19:26:55
   Finalizada
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2020  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768