Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos." Clube da Luta

  Via Zé Arruela
São Jorge - Itaguaçu
Catalogada por Zudi
Graduação:  IIIsup 4º E2 D1 
Tamanho:  185m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  2 cordas de 60 metros (1 para rapel);
4 costuras;
2 equalizações (longas).  
Data da conquista:  05/Jul/2015 
Conquistadores:  johny henrique pagel  (johny)  Tel.27/99758629
José Augusto Brunoro Costa  (Brunoro)  Tel.27/998011945
José Márcio Moraes Dorigueto  (ZéMárcio)  Tel.27/981199450
Naoki Arima  (Naoki)
Zudivan Peterli  (Zudi)  Tel.27/92430159
Da escalada:  A PEDRA E O ACESSO

A Pedra de São Jorge - como foi nomeada pelos escaladores por causa da fazenda - fica localizada no distrito de Itaimbé, cidade de Itaguaçu, Espírito Santo.

Vindo do centro da cidade e pegando a rodovia que liga Itaguaçu a Baixo Guandu (iniciando no posto de combustível Beira Rio) devem ser percorridos 22,5 km (20 minutos) e em seguida pegar uma entrada de terra a direita que da acesso a fazenda São Jorge, sendo essa a entrada da sede da fazenda e o local onde se encontra o caseiro Zezinho, responsável por cuidar da propriedade do Médico Colatinense Dr. Roque.

Quem quiser escalar deve solicitar a autorização ao Zezinho para prosseguir, pois o acesso e a pedra ficam na propriedade de sua responsabilidade.

A partir da casa do Zezinho, pode-se seguir pela estrada que fica a direita do curral, contornando o lago e subindo o pasto até a arresta da pedra. Com o auxílio de um veículo 4x4 é possível chegar a uns 50 metros da pedra, entretanto, veículos pequenos vai depender da coragem do condutor (talvez não passe nem do curral).

Para quem quiser pode baixar o tracklog do caminho no final da página.

A ESCALADA

A via segue pela lateral direita da pedra com poucas agarras nos primeiros metros, entretanto, depois da metade da primeira enfiada a via começa a apresentar diversas agarras e cristais.

1ª ENFIADA - Inicia com poucas agarras e, dependendo do dia, levemente úmida por causa da mata. O trecho conta com 4 proteções em chapas de aço inox. Acredita-se que essa enfiada deve ter o crux da via com um 4º grau;

2ª ENFIADA - Enfiada com dificuldade constante durante todo o trecho e agarras consideráveis em tamanho e quantidade. Trecho com 3 proteções de chapeletas de aço inox;

3ª ENFIADA - Com menor inclinação de toda parede, contando com apenas 2 chapeletas de aço inox de proteção. O final da enfiada passa pela direita de uma arresta de pedra com uma fenda não muito boa;

4ª ENFIADA - Trecho com igual dificuldade da 3ª enfiada, entretanto, com apenas 20 metros. Pode ser realizado a parada natural no coqueiro a direita.

Depois do coqueiro é só seguir andando até o cume, algo em torno de 50 metros.

A via recebeu esse nome por causa que algum Zé, ou José, esqueceu de colocar a arruela na chapeleta na hora de montar. E teve outro Zé, ou José, que instalou a chapeleta sem arruela e a mesma não ficou boa e teve que trocar, dando o maior trabalho e surgindo o nome da via como Zé Arruela.

O RAPEL

Para a descida é necessário fazer um rapel pelo coqueiro que foi utilizado como parada até a P3 e em seguida seguir rapelando normalmente pela via até a base.

Todas as paradas foram duplicadas com chapeletas duplas (próprias para o rapel-corda direto na chapeleta).

MAIORES DETALHES E RELATO DA CONQUISTA:

http://naokiarima.com/blogwp/conquistar-e-repetir/

AGRADECIMENTOS:

A Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer de Itaguaçu pelo patrocínio das chapeletas e chumbadores de aço inox da Bonier para realizar a abertura de vias no município que receberá o 9º Encontro Capixaba de Escalada em 2015.

ACE pela organização do evento e desenvolvimento da escalada no Espírito Santo.
Fotos     Croqui     Tracklog     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Naoki (Naoki Arima) 05/11/2019 16:18:27
   Finalizada


Zudi (Zudivan Peterli)   Tel: 27/92430159 17/03/2016 19:26:55
   Finalizada
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768