Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Tudo sempre termina bem. Se não está bem é porque ainda não terminou." Fernando Sabino

  Via Quati em Fuga (projeto)
Falésia Encantada - Itaguaçu
Catalogada por Zudi
Graduação:  7a 
Tamanho:  10m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  3 costuras
1 parada
1 corda de 25 metros ou mais;
 
Data da conquista:  04/Jul/2015 
Conquistadores:  johny henrique pagel  (johny)  Tel.27/99758629
José Augusto Brunoro Costa  (Brunoro)  Tel.27/998011945
Silvia Louzada  (Silvia)  Tel.27/99050358
Zudivan Peterli  (Zudi)  Tel.27/92430159
Da escalada:  A ESCALADA

A via se desenvolve por um trecho vertical no início e depois levemente negativo por causa de uma barriga. A linha ficou bem protegida no lance crux (início do negativo) com chapeletas de aço inox.

Devido ao pouco uso da Falésia, as agarras podem estar sujas de terra, vale a pena levar uma escova.

A parada foi montada com chapas duplas para permitir o rapel direto.

O nome surgiu depois que o Johny estava filmando de perto um Quati que não o tinha visto, mas com o barulho da furadeira o animal ficou em estado de alerta e percebeu o outro animal (Johny), ficando louco e fugindo desesperadamente.

A Falésia Encantada ganhou esse nome porque os escaladores Alexandre Bizinoto e Zudivan Peterli estavam passando com certa frequência na mesma trilha para conquistar uma outra via nos 5 pontões e inesperadamente caíram/passaram nesta falésia como num passe de mágica. O nome também ficou por causa da facilidade que a Falésia tinha de sumir e aparecer enquanto a gente procurava ela durante os outros dias, além da cor esverdeada que o local apresenta.

O ACESSO

O acesso é feito pela estrada de chão que liga o Patrimônio dos Cinco Pontões com Alto Sobreiro de Itaguaçu. O carro deve ser deixado no final de uma estrada de uma plantação de café e seguir por 10/15 minutos de mata relativamente aberta, sentido o lado esquerdo do pico 17 de julho, até chegar na Falésia Encantada.

Vale a pena ir até a pousada Recanto da Pedra de propriedade do Antônio Padoani e Luzia Arnholz. O lugar é simples e fica nos pés da pedra dos cinco pontões. O Antônio poderá guiar o caminho até o local e de quebra ainda se pode acampar e conhecer os outros lugares da pedra dos Cinco Pontões, por exemplo: o topão Maior. Telefone de contato: (27) 9 9767-5150 ou via facebook Recanto da Pedra.

Outra possibilidade é entrar em contato com o conquistador e escalador local Johny Pagel pelo telefone (27) 9 9975-8629 para guiar até o local e escalar. O Johny é filho da Luzia Arnholz.

Para os mais aventureiros, pode-se baixar a Tracklog no final da pagina e ir até o local usando um GPS.

AGRADECIMENTOS:

A Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer de Itaguaçu pelo patrocínio das chapeletas e chumbadores de aço inox da Bonier para realizar a abertura de vias no município que receberá o 9º Encontro Capixaba de Escalada em 2015.

ACE pela organização do evento e desenvolvimento da escalada no Espírito Santo.
Registre infos    


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768