Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"O ser humano vive diretamente daquilo em que ele se alegra." Michael Spitz

  Via Bilhete dos Jesuítas
Falésia Encantada - Itaguaçu
Catalogada por Zudi
Graduação:  4º 
Tamanho:  10m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  3 costuras
1 parada
1 corda de 25 metros ou mais;
 
Data da conquista:  04/Jul/2015 
Conquistadores:  johny henrique pagel  (johny)  Tel.27/9975.8629
José Augusto Brunoro Costa  (Brunoro)  Tel.27/9801.1945
Silvia Louzada  (Silvia)  Tel.27/9905.0358
Zudivan Peterli  (Zudi)  Tel.27/9243.0159
Da escalada:  A ESCALADA

A via apresenta grandes agarras durante toda a extensão e é muito bem protegida com chapeletas de aço inox - sendo uma via fácil e apropriada para iniciantes.

Devido ao pouco uso da Falésia, as agarras podem estar sujas de terra, vale a pena levar uma escova.

A parada foi montada com chapas duplas para permitir o rapel direto.

A via foi montada de baixo para cima e o nome surgiu depois que um dos conquistadores achou uma garrafa com um misterioso bilhete do lado de dentro que estava datado a mais de 10 anos. Reza a lenda que era um bilhete dos Jesuítas falando a localidade da Santa de Ouro. Mas a história apresenta divergência, pois muitos acreditam que o bilhete não falava sobre a Santa de Ouro, mas sim do famoso Cacho de Banana de Ouro, artefato escondido pelos primeiros jesuítas e que representa uma riqueza inestimável.

A Falésia Encantada ganhou esse nome porque os escaladores Alexandre Bizinoto e Zudivan Peterli estavam passando com certa frequência na mesma trilha para conquistar uma outra via nos 5 pontões e inesperadamente caíram/passaram nesta falésia como num passe de mágica. O nome também ficou por causa da facilidade que a Falésia tinha de sumir e aparecer enquanto a gente procurava ela durante os outros dias, além da cor esverdeada que o local apresenta.

O ACESSO

O acesso é feito pela estrada de chão que liga o Patrimônio dos Cinco Pontões com Alto Sobreiro de Itaguaçu. O carro deve ser deixado no final de uma estrada de uma plantação de café e seguir por 10/15 minutos de mata relativamente aberta, sentido o lado esquerdo do pico 17 de julho, até chegar na Falésia Encantada.

Vale a pena ir até a pousada Recanto da Pedra de propriedade do Antônio Padoani e Luzia Arnholz. O lugar é simples e fica nos pés da pedra dos cinco pontões. O Antônio poderá guiar o caminho até o local e de quebra ainda se pode acampar e conhecer os outros lugares da pedra dos Cinco Pontões, por exemplo: o topão Maior. Telefone de contato: (27) 9 9767-5150 ou via facebook Recanto da Pedra.

Outra possibilidade é entrar em contato com o conquistador e escalador local Johny Pagel pelo telefone (27) 9 9975-8629 para guiar até o local e escalar. O Johny é filho da Luzia Arnholz.

Para os mais aventureiros, pode-se baixar a Tracklog no final da pagina e ir até o local usando um GPS.

AGRADECIMENTOS:

A Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer de Itaguaçu pelo patrocínio das chapeletas e chumbadores de aço inox da Bonier para realizar a abertura de vias no município que receberá o 9º Encontro Capixaba de Escalada em 2015.

ACE pela organização do evento e desenvolvimento da escalada no Espírito Santo.
Veja quem escalou     Registre infos    


Zudi (Zudivan Peterli)   Tel: 27/92430159 25/04/2016 19:11:05
   Finalizada
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2020  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768