Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" Douglas Adams

  Via Bilhete dos Jesuítas
Falésia Encantada - Itaguaçu
Catalogada por Zudi
Graduação:  4º 
Tamanho:  10m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  3 costuras
1 parada
1 corda de 25 metros ou mais;
 
Data da conquista:  04/Jul/2015 
Conquistadores:  johny henrique pagel  (johny)  Tel.27/99758629
José Augusto Brunoro Costa  (Brunoro)  Tel.27/998011945
Silvia Louzada  (Silvia)  Tel.27/99050358
Zudivan Peterli  (Zudi)  Tel.27/92430159
Da escalada:  A ESCALADA

A via apresenta grandes agarras durante toda a extensão e é muito bem protegida com chapeletas de aço inox - sendo uma via fácil e apropriada para iniciantes.

Devido ao pouco uso da Falésia, as agarras podem estar sujas de terra, vale a pena levar uma escova.

A parada foi montada com chapas duplas para permitir o rapel direto.

A via foi montada de baixo para cima e o nome surgiu depois que um dos conquistadores achou uma garrafa com um misterioso bilhete do lado de dentro que estava datado a mais de 10 anos. Reza a lenda que era um bilhete dos Jesuítas falando a localidade da Santa de Ouro. Mas a história apresenta divergência, pois muitos acreditam que o bilhete não falava sobre a Santa de Ouro, mas sim do famoso Cacho de Banana de Ouro, artefato escondido pelos primeiros jesuítas e que representa uma riqueza inestimável.

A Falésia Encantada ganhou esse nome porque os escaladores Alexandre Bizinoto e Zudivan Peterli estavam passando com certa frequência na mesma trilha para conquistar uma outra via nos 5 pontões e inesperadamente caíram/passaram nesta falésia como num passe de mágica. O nome também ficou por causa da facilidade que a Falésia tinha de sumir e aparecer enquanto a gente procurava ela durante os outros dias, além da cor esverdeada que o local apresenta.

O ACESSO

O acesso é feito pela estrada de chão que liga o Patrimônio dos Cinco Pontões com Alto Sobreiro de Itaguaçu. O carro deve ser deixado no final de uma estrada de uma plantação de café e seguir por 10/15 minutos de mata relativamente aberta, sentido o lado esquerdo do pico 17 de julho, até chegar na Falésia Encantada.

Vale a pena ir até a pousada Recanto da Pedra de propriedade do Antônio Padoani e Luzia Arnholz. O lugar é simples e fica nos pés da pedra dos cinco pontões. O Antônio poderá guiar o caminho até o local e de quebra ainda se pode acampar e conhecer os outros lugares da pedra dos Cinco Pontões, por exemplo: o topão Maior. Telefone de contato: (27) 9 9767-5150 ou via facebook Recanto da Pedra.

Outra possibilidade é entrar em contato com o conquistador e escalador local Johny Pagel pelo telefone (27) 9 9975-8629 para guiar até o local e escalar. O Johny é filho da Luzia Arnholz.

Para os mais aventureiros, pode-se baixar a Tracklog no final da pagina e ir até o local usando um GPS.

AGRADECIMENTOS:

A Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer de Itaguaçu pelo patrocínio das chapeletas e chumbadores de aço inox da Bonier para realizar a abertura de vias no município que receberá o 9º Encontro Capixaba de Escalada em 2015.

ACE pela organização do evento e desenvolvimento da escalada no Espírito Santo.
Veja quem escalou     Registre infos    


Zudi (Zudivan Peterli)   Tel: 27/92430159 25/04/2016 19:11:05
   Finalizada
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768