Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"A mulher quando não ama... quanto sono elas têm." Manuel Bandeira

  Via Xixi Molhado (Variante)
Pedra dos Sonhos - Itarana
Catalogada por Gillan
Graduação:  D2 5º VIsup E3 
Tamanho:  250m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  2 cordas de 60m
9 costuras (2 longas)
1 jogo de camalots C3
1 jogo de camalots C4 até o #4
1 jogo de nuts
Fitas para proteção natural 
Data da conquista:  08/2014 
Conquistadores:  José Márcio Moraes Dorigueto  (ZéMárcio)  Tel.27/981199450
Naoki Arima  (Naoki)
Sandro Rodrigo Aniceto de Souza  (Sandro)  Tel.27/992270048
Da escalada:  Aproximação:
Saindo de Vitória pegar a BR-101, sentido norte. Em Fundão, virar à esquerda, para a rodovia ES-261 em direção à Santa Tereza e seguir até Itarana (120 km). Na principal do centro de Itarana pegar para a direita na rua Dom Luís Scortegagna que leva em direção a rampa de voo José Bridi. Na bifurcação após uns 3 km pegue a direita (há uma pequena sinalização indicando a rampa de vôo). Percorridos aprox. mais 2 km, antes de iniciar uma subida íngrime, entrar a direita em frente a um curral na base de uma pedra passando por uma porteira e siga por essa estrada de acesso. Para um carro baixo de cidade, o ideal é estacionar ou na casa 500 metros depois da segunda porteira ou logo após a terceira porteira (tronqueira) que fica após a casa e seguir pela estrada caminhando passando por uma quarta porteira até visualizar a face sul da Parede dos Sonhos. Tempo de caminhada: 25 min.

ATENÇÃO: Há um totem montado num matacão do pasto indicando a entrada do caminho pela mata. Em seguida busque a trilha na mata demarcada por vários totens (info de 08/05/2016), passando por uma grota que vem de um rampão da rocha, margear esse rampão e voltar ao mato onde há um totem de cristal. Caminhar mais 5 min e chegar na base das vias Sonho Molhado, Vivendo o Sonho e Xixi na Cama. Tempo total de caminhada na mata: 25 min.

A via fica na SOMBRA o dia todo (exceto no verão, quando a sombra é só até as 11h).

1a enfiada, 40 m, 4º grau com lance de Vº. – A via começa pela Xixi Molhado, em uma agarrência de uns 10m com uma chapa no meio e segue em direção à uma laca que é protegida em móvel (peças pequenas e médias) até ganhar um platô. Parada com chapa e grampo.

2a enfiada, 20 m, 4º grau – Segue pelo diedro óbvio que fica à esquerda do platô protegendo em móvel (peças médias) até quase o fim da fenda para sair a direita até a parada dupla.

3a enfiada (emenda na variante), 35 m, 6ºsup - Enfiada crux pela face. O lance mais duro fica na virada do pequeno teto. Depois segue até a altura de um platô de vegetação fora da via, à direita, antes da parada dupla, proteções em chapa de inox. Neste ponto realize a travessia para a direita de uns 8 m até a grota, proteja com uma peça móvel média ou grande e em seguida desescale um pouco para montar a parada no platô na base da fenda frontal. Esta é a P2 da via Sonho Molhado.

4a enfiada, 4º grau com lance de Vº, 40 m - Segue pelo sistema de fendas frontais da via Sonho Molhado, que no final arqueia levemente para a esquerda. A enfiada tem alguns trechos com mato e terra solta. Parada em peças móveis próximo a uma vegetação na base do grande arco que segue para a esquerda.

5a enfiada, 4º grau, 20 m - Enfiada comum a via Sonho Molhado. Segue em arco num diedro protegendo em móvel (peças médias) passando por baixo de um teto. A P5 (em proteções fixas) está depois da virada.

6a enfiada, 5º grau, 60 m (retorna para a via Xixi na Cama) – A enfiada começa fazendo uma travessia à esquerda em busca de uma chapa e depois segue a travessia passando por uma canaleta para ganhar um platô com bloco, onde há mais uma chapa. Desse ponto em diante, basta seguir para cima pelos cristais até a parada dupla. 8 chapas.

7a enfiada, 4º grau, 50 m – Segue pelo trepa pedra/mato à esquerda em diagonal usando somente proteção natural até o cume. Trechos com terra solta.

DESCIDA:

P7 até a P6 – 50m.
P6 até a P5 – 60m
P5 até a P3 (parada dupla da Xixi na Cama) – 50m
P3 até a P1 – 40m
P1 até a Base – 40m.

DICAS:

A via requer um bom conhecimento do uso de equipamento móvel, principalmente para montar parada em móvel.

A face fica voltada para o sul. Durante o inverno, não bate sol o dia todo. Costuma ventar bastante e fazer um pouco de frio, levar anorak.

As chuvas passageiras, normalmente vêm de sul e as chuvas mais intensas de norte. Observe sempre a direção dos ventos.

MAIS FOTOS E DETALHES:
http://naokiarima.com/blogwp/?s=XIXI+MOLHADO
Croqui     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


Naoki (Naoki Arima) 05/11/2019 16:18:27
   Finalizada


Gillan (Gillan Muniz Schirmer)   Tel: 27/98188007 13/06/2016 01:02:08
   Finalizada   Em:Dez/2015
Levar dmm hex #1 e #2 (úteis p parada móvel no platô de cruzamento)
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768