Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

  Via Xixi Molhado (Variante)
Pedra dos Sonhos - Itarana
Catalogada por Gillan
Graduação:  D2 5º VIsup E3 
Tamanho:  250m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  2 cordas de 60m
9 costuras (2 longas)
1 jogo de camalots C3
1 jogo de camalots C4 até o #4
1 jogo de nuts
Fitas para proteção natural 
Data da conquista:  08/2014 
Conquistadores:  José Márcio Moraes Dorigueto  (ZéMárcio)  Tel.27/981199450
Naoki Arima  (Naoki)
Sandro Rodrigo Aniceto de Souza  (Sandro)  Tel.27/992270048
Da escalada:  Aproximação:
Saindo de Vitória pegar a BR-101, sentido norte. Em Fundão, virar à esquerda, para a rodovia ES-261 em direção à Santa Tereza e seguir até Itarana (120 km). Na principal do centro de Itarana pegar para a direita na rua Dom Luís Scortegagna que leva em direção a rampa de voo José Bridi. Na bifurcação após uns 3 km pegue a direita (há uma pequena sinalização indicando a rampa de vôo). Percorridos aprox. mais 2 km, antes de iniciar uma subida íngrime, entrar a direita em frente a um curral na base de uma pedra passando por uma porteira e siga por essa estrada de acesso. Para um carro baixo de cidade, o ideal é estacionar ou na casa 500 metros depois da segunda porteira ou logo após a terceira porteira (tronqueira) que fica após a casa e seguir pela estrada caminhando passando por uma quarta porteira até visualizar a face sul da Parede dos Sonhos. Tempo de caminhada: 25 min.

ATENÇÃO: Há um totem montado num matacão do pasto indicando a entrada do caminho pela mata. Em seguida busque a trilha na mata demarcada por vários totens (info de 08/05/2016), passando por uma grota que vem de um rampão da rocha, margear esse rampão e voltar ao mato onde há um totem de cristal. Caminhar mais 5 min e chegar na base das vias Sonho Molhado, Vivendo o Sonho e Xixi na Cama. Tempo total de caminhada na mata: 25 min.

A via fica na SOMBRA o dia todo (exceto no verão, quando a sombra é só até as 11h).

1a enfiada, 40 m, 4º grau com lance de Vº. – A via começa pela Xixi Molhado, em uma agarrência de uns 10m com uma chapa no meio e segue em direção à uma laca que é protegida em móvel (peças pequenas e médias) até ganhar um platô. Parada com chapa e grampo.

2a enfiada, 20 m, 4º grau – Segue pelo diedro óbvio que fica à esquerda do platô protegendo em móvel (peças médias) até quase o fim da fenda para sair a direita até a parada dupla.

3a enfiada (emenda na variante), 35 m, 6ºsup - Enfiada crux pela face. O lance mais duro fica na virada do pequeno teto. Depois segue até a altura de um platô de vegetação fora da via, à direita, antes da parada dupla, proteções em chapa de inox. Neste ponto realize a travessia para a direita de uns 8 m até a grota, proteja com uma peça móvel média ou grande e em seguida desescale um pouco para montar a parada no platô na base da fenda frontal. Esta é a P2 da via Sonho Molhado.

4a enfiada, 4º grau com lance de Vº, 40 m - Segue pelo sistema de fendas frontais da via Sonho Molhado, que no final arqueia levemente para a esquerda. A enfiada tem alguns trechos com mato e terra solta. Parada em peças móveis próximo a uma vegetação na base do grande arco que segue para a esquerda.

5a enfiada, 4º grau, 20 m - Enfiada comum a via Sonho Molhado. Segue em arco num diedro protegendo em móvel (peças médias) passando por baixo de um teto. A P5 (em proteções fixas) está depois da virada.

6a enfiada, 5º grau, 60 m (retorna para a via Xixi na Cama) – A enfiada começa fazendo uma travessia à esquerda em busca de uma chapa e depois segue a travessia passando por uma canaleta para ganhar um platô com bloco, onde há mais uma chapa. Desse ponto em diante, basta seguir para cima pelos cristais até a parada dupla. 8 chapas.

7a enfiada, 4º grau, 50 m – Segue pelo trepa pedra/mato à esquerda em diagonal usando somente proteção natural até o cume. Trechos com terra solta.

DESCIDA:

P7 até a P6 – 50m.
P6 até a P5 – 60m
P5 até a P3 (parada dupla da Xixi na Cama) – 50m
P3 até a P1 – 40m
P1 até a Base – 40m.

DICAS:

A via requer um bom conhecimento do uso de equipamento móvel, principalmente para montar parada em móvel.

A face fica voltada para o sul. Durante o inverno, não bate sol o dia todo. Costuma ventar bastante e fazer um pouco de frio, levar anorak.

As chuvas passageiras, normalmente vêm de sul e as chuvas mais intensas de norte. Observe sempre a direção dos ventos.

MAIS FOTOS E DETALHES:
http://naokiarima.com/blogwp/?s=XIXI+MOLHADO
Croqui     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


Naoki (Naoki Arima) 05/11/2019 16:18:27
   Finalizada


Gillan (Gillan Muniz Schirmer)   Tel: 27/98188007 13/06/2016 01:02:08
   Finalizada   Em:Dez/2015
Levar dmm hex #1 e #2 (úteis p parada móvel no platô de cruzamento)
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2025  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768