Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"O maior obstáculo à descoberta não é a ignorância - é a ilusão do conhecimento." Daniel J Boorstin

  Via Vivendo o Sonho
Pedra dos Sonhos - Itarana
Catalogada por Gillan
Graduação:  D2 4º VIIa E3 
Tamanho:  225m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  corda de 60 m (2 para rapelar);
7 costuras (sendo 1 longa);
1 jogo de Camalots C4 do #.3 ao #3;
1 jogo de nuts - peças pequenas e médias;
1 mosquetão de rosca avulso para proteger lance da 3a enfiada;
Saca Nut;
Fitas; 
Data da conquista:  08/Mai/2016 
Conquistadores:  Eric Penedo  (Eric)  Tel.27/99464288
Gillan Muniz Schirmer  (Gillan)  Tel.27/98188007
Naoki Arima  (Naoki)
Pedro Henrique Pires Ferreira  (Graveto)  Tel.27/88333922
Da escalada:  Uma via limpa e vertical, com todos os crux's bem protegidos. Paradas duplicadas com chapeletas duplas e simples em INOX. A via atravessa a aresta da montanha que divide as faces sul e sudeste, passando por um grande bico (o famigerado BICÃO) de pedra protuberante bastante distinto!

Escalada predominantemente em agarras (alguns lances atléticos) com trechos em fendas de dedos e punhos, um trecho em aresta, aderência e uma pequena travessia. Rocha de boa aderência e sólida com muitos cristais sólidos.

A via fica na SOMBRA o dia todo (exceto no verão, quando a sombra é só até as 11h até a P3. Da P3 em diante é SOMBRA O DIA TODO, mesmo no verão).

Aproximação:
Saindo de Vitória pegar a BR-101, sentido norte. Em Fundão, virar à esquerda, para a rodovia ES-261 em direção à Santa Tereza e seguir até Itarana (120 km). Na principal do centro de Itarana pegar para a direita na rua Dom Luís Scortegagna que leva em direção a rampa de voo José Bridi. Na bifurcação após uns 3 km pegue a direita (há uma pequena sinalização indicando a rampa de vôo). Percorridos aprox. mais 2 km, antes de iniciar uma subida íngrime, entrar a direita em frente a um curral na base de uma pedra passando por uma porteira e siga por essa estrada de acesso. Para um carro baixo de cidade, o ideal é estacionar ou na casa 500 metros depois da segunda porteira ou logo após a terceira porteira (tronqueira) que fica após a casa e seguir pela estrada caminhando passando por uma quarta porteira até visualizar a face sul da Parede dos Sonhos. Tempo de caminhada: 25 min.

ATENÇÃO: Há um totem montado num matacão do pasto indicando a entrada do caminho pela mata. Em seguida busque a trilha na mata demarcada por vários totens (info de 08/05/2016), passando por uma grota que vem de um rampão da rocha, margear esse rampão e voltar ao mato onde há um totem de cristal. Caminhar mais 5 min e chegar na base das vias Sonho Molhado, Vivendo o Sonho e Xixi na Cama. Tempo total de caminhada na mata: 25 min.

Da escalada:
> 1a enfiada: 4º grau, 40 m, 6 chapas + parada. A base é comum à via Xixi na Cama. Enfiada com a primeira chapa seguindo reto, passando à direita da primeira chapa da Xixi na Cama (que leva para a fenda à esquerda);

> 2a enfiada: 4º V, 30 m, 5 chapas + Parada em Móvel. Segue reto pelas bancadas para após a 5a chapa ir para o platô à direita onde monta a P2. A fenda para a P2 é sólida e fica bem com 3 peças - aceita bem o Camalot #.4 e do #1 ao #3, além de nuts médios. ATENÇÃO para usar uma peça direcional pequena (sugestão: #.4) para dar estabilidade ao esforço lateral que puxa a parada para a esquerda.

>3a enfiada: 4º VI, 30 m, enfiada mista com fenda na saída, 5 chapas + parada. A saída segue pelas fendas mais da direita do platô da P2, protegendo com peças pequenas (nuts ficam bons) usando fitas para alongar as costuras, indo levemente para a direita até as chapas, para então virar a aresta da montanha por um lance de VI bem protegido em chapas. !! ATENÇÃO !! devido a quina da aresta e da laca, proteger com apenas um mosquetão de rosca na última chapa antes da parada.

> 4a enfiada: 6º VIIa, 25 m, 6 chapas + parada. Crux na saída seguindo pela aresta, sendo possível roubar em A0, até um pequeno platô onde aconselha proteger com costura curta para salvar a corda da quina para depois seguir contornando a base do "BICÃO" pela esquerda, podendo escalar pela face esquerda ou em chaminé abraçando o "BICÃO". Em seguida, após montar no BICÃO, seguir uma travessia para a direita em aderência até chegar na base de uma fissura, onde está a P4 em chapas.

>5a enfiada: 4º V, 50 m, enfiada mista com fenda na saída, 2 chapas + parada. Lance de Vº grau na saída, protegendo com peças pequenas até o Cam #1 e #2. Após as chapas, um esticão de IIIº grau seguindo reto até a parada.

>6a enfiada: 4º V, 50 m, enfiada protegida toda em móvel ou proteção natural + parada. Vº grau na saída, protegendo em peças pequenas. Logo depois a pedra perda inclinação e a via segue por algumas grotas (Cam # 3 ou #4 opcional) num esticão de IIº grau até o cume.

Descida com duas cordas de 60 m:
P6->P5
P5->P4
P4->P3
P3->CHÃO, 60,2 metros!!! - rapel da P3 desce reto fora da linha da via.

Em seguida caminhar pela mata até um rampão de pedra e descer por este rampão até a grota na trilha de acesso.

CONFIRA TAMBÉM EM:
http://naokiarima.com/blogwp/croquiteca/es/itarana/pedra-dos-sonhos/
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Naoki (Naoki Arima) 05/11/2019 16:18:27
   Finalizada


Sarahkura (Sarah de Jesus Cantarino)   Tel: 27/99446490 01/05/2017 22:26:14
   Finalizada   Em:15/04/2017   (Pretende escalar)
Escalei apenas de segundo durante toda a escalada. A via é linda e bem protegida nos lances mais críticos. Cuidado no Plato da P2, estava com bastante pedra solta. A escalada foi tranquila mas acabamos tendo problemas no rapel - corda prendeu bastante e rapelamos no escuro. Para quem não está acostumado em descer costões no escuro, tipo eu, bom estar preparado! Acredito que foram ~ 50 m de costão. Adorei escalar esta via e pretendo voltar lá para guiar!


Eric (Eric Penedo)   Tel: 27/99464288 17/05/2016 11:57:39
   Finalizada


Gillan (Gillan Muniz Schirmer)   Tel: 27/98188007 12/05/2016 11:26:46
   Finalizada
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768