Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Aventurar-se causa ansiedade, mas deixar de arriscar-se é perder a si mesmo... e aventurar-se no sentido mais elevado é precisamente tomar consciência de si prórpio." Kierkegaard

  Via Corrente Alternada
Totem do Sumidouro - Santa Leopoldina
Catalogada por Naoki
Graduação:  4o, V, E2, D1 
Tamanho:  80m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  2x Camalot médio até #5;
3 costuras;
Muitas fitas longas;
2 cordas de 60m 
Data da conquista:  14/Jan/2018 
Conquistadores:  Naoki Arima  (Naoki)
Pedro Henrique Pires Ferreira  (Graveto)  Tel.27/88333922
Da escalada:  O Totem do Sumidouro está localizado na saída da cidade de Santa Leopoldina em direção a Santa Maria do Jetibá. Para chegar até a cidade de Santa Leopoldina, tome a ES-080 cruzando a cidade de Cariacica. De Vitória até Santa Leopoldina são aproximadamente 60km.

Na cidade de Santa Leopoldina siga sempre pela avenida principal em direção a Santa Maria do Jetibá (sinalizado). Antes de cruzar o Rio Santa Maria, no famoso sumidouro, tome à esquerda, sem cruzar a ponte, por uma estrada de paralelepípedo até chegar na base do totem. Uma boa referência para estacionar o carro é a via ferrata que fica junto à estrada. Do centro da cidade até a base da via são aproximadamente 2km.

Da estrada até a base da via são pouco mais de 20m pela mata até a base do totem.

1a enfiada - A via começa no lado esquerdo do totem por um diedro bem definido. Logo acima, o mesmo fica mais largo e vertical, nesse trecho, a melhor opção é contornar pela laca em invertida para ganhar o lance. Mais acima, a oposição vira uma chaminé estreita até alcançar a base de um grande bloco. Neste ponto, saia pela direita vencendo um pequeno teto e siga pela chaminé larga até o topo do bloco, onde fica a P1, laçando o bico de pedra. Usar muita fita longa para minimizar o atrito. Para parada, usar uma fita de 2,4m + 1,2m. Usar: 1x Camalot #.4, 2x #.75, 1x #1, 3x #4, 2x #5.

2a enfiada - A via segue pela oposição protegida com peças médias e grandes até abrir numa chaminé estreita obstruída pela vegetação. Neste ponto há uma chapa de inox e logo acima, na aresta, mais uma chapa que leva para fora da oposição em direção à face do totem. Após a virada, onde fica o crux da via, há mais uma chapa. Após a terceira chapa, a via segue à direita em buscar de uma fenda vertical que leva em direção a uma grande árvore, onde fica a P2.

3a enfiada - Na verdade essa enfiada não é bem uma enfiada, mas uma escalaminhada para parada onde fica a linha de rapel. A parada para o rapel está à esquerda do totem ao final de uma pequena travessia fendada.

Rapel - Desta parada, um rapel de 60m em diagonal leva à base da torre de alta tensão desativada. Dali, usando um dos degraus da ferrata, monta-se outro rapel de 20m até a estrada.

+infos em http://naokiarima.com.br/croquiteca/es/regiao-serrana/totem-do-sumidouro-corrente-alternada-4o-v-d1-e2-80m/
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Naoki (Naoki Arima) 05/11/2019 16:21:22
   Finalizada
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768