Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Você se esquece daquilo que escuta, se lembra daquilo que vê e entende aquilo que faz." autor desconhecido

  Via Tempestade Solar
Pedra do Pontal - Itaguaçu
Catalogada por Naoki
Graduação:  4o, V SUP, E3, D2 
Tamanho:  480m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  2 cordas de 60m;
Um jogo de Camalot do #.3-#5;
Fitas longas;
7 costuras. 
Data da conquista:  18/Ago/2018 
Conquistadores:  Naoki Arima  (Naoki)
Da escalada:  Como chegar
Saindo de Vitória, siga em direção ao norte do Estado pela BR-101. Em João Neita, entre na BR-259 em direção à cidade de Colatina.

Atravesse a cidade de Colatina em direção ao bairro Luiz Iglesias, sempre margeando o Rio Doce pela margem direita. Cruze o bairro e siga pela estrada de chão por mais 7km até encontrar um entrocamento. Vire à esquerda e siga em direção à Santa Joana, Itaimbé e Itaguaçu. Do entroncamento são mais 15km de estrada de chão até a entrada que dá acesso ao sítio que leva à base da via. De Vitória até o sítio são 160km, totalizando aproximadamente 2h30 de viagem.

Solicite passagem na casa branca da direita, cruze a ponte que fica no outro lado e siga em direção ao curral. Passe o curral, cruze o riacho e caminhe pela aresta do grande costão até a pedra ganhar inclinação.

Chegando pela aresta da pedra, a base da via está no tufo de mato com pedra da esquerda. Há um pequeno totem marcando o início da via. Da casa branca até a base da via são aproximadamente 20 minutos de caminhada.

Descrição das enfiadas
1a enfiada – A via começa no tufo de mato com pedra à esquerda da grande crista. Na base desse tufo, há um pequeno totem de pedra marcando o início da via. A P1 não é visível da base, assim como não há proteções fixas para orientação. A partir do tufo, suba pelo costão aproximadamente 30m e logo em seguida à esquerda em leve diagonal até encontrar a parada. II, 60m.

2a enfiada – Essa enfiada também não conta com proteções fixas e a parada igualmente não é visível da P1. Suba reto por aproximadamente 30m até encontrar um veio de pedra mais lisa onde na sua base forma uma diagonal à esquerda que leva diretamente até a parada. III, 60m.

3a enfiada – A enfiada segue em diagonal buscando a base do grande diedro. Da parada é visível a única proteção da enfiada. Depois dessa proteção, segue em horizontal até a base do diedro. No início do diedro há a possibilidade de proteger com material móvel (peças médias). A parada está um pouco mais acima do diedro. III, 60m.

4a enfiada – Enfiada pelo diedro/chaminé protegendo em móvel até a P4 que está depois de um grande bloco entalado. IV SUP, 35m.

5a enfiada – A enfiada é a continuação do diedro até o fim toda protegida em móvel. A parada está depois da virada do diedro. IV, 35m.

6a enfiada – Enfiada fixa de 60m com 7 proteções. Escalada em agarrência com alguns lances longos que exigem leitura para escolher o melhor caminho. V SUP, 60m.

7a enfiada – A enfiada sai à esquerda para vencer o lance mais vertical até encontrar a primeira proteção. Depois, a escalada fica mais fácil em direção a um platô com mato. No meio da enfiada, num trecho mais vertical, há mais uma proteção fixa. A parada está no lado esquerdo do platô. V, 60m.

8a enfiada – Enfiada sem proteção fixa. Começa fazendo uma horizontal à direita buscando um diedro falso e depois segue em diagonal à esquerda até um platô com mato onde está a parada dupla. III, 60m.

9a enfiada – Da parada, a via segue à esquerda dominando uma série de platôs. Da base é possível ver a única proteção fixa da enfiada na virada da pedra. A parada está mais a cima, ao lado de um pequeno tufo de mato. Não confundir com a mata que está logo após a virada. IV, 55m.

Veja quem escalou     Registre infos    


Naoki (Naoki Arima) 05/11/2019 16:18:27
   Finalizada
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2020  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768