Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Quem não está louco é quem desconfia dos seus pensamentos. Sabe que a cabeça é enganosa: sessão de cinema. Nada garante que os pensamentos, aquilo que aparece projetado na tela da consciência, sejam verdade. A razão é desconfiada." Rubem Alves

  Via Tempestade Solar
Pedra do Pontal - Itaguaçu
Catalogada por Naoki
Graduação:  4o, V SUP, E3, D2 
Tamanho:  480m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  2 cordas de 60m;
Um jogo de Camalot do #.3-#5;
Fitas longas;
7 costuras. 
Data da conquista:  18/Ago/2018 
Conquistadores:  Naoki Arima  (Naoki)
Da escalada:  Como chegar
Saindo de Vitória, siga em direção ao norte do Estado pela BR-101. Em João Neita, entre na BR-259 em direção à cidade de Colatina.

Atravesse a cidade de Colatina em direção ao bairro Luiz Iglesias, sempre margeando o Rio Doce pela margem direita. Cruze o bairro e siga pela estrada de chão por mais 7km até encontrar um entrocamento. Vire à esquerda e siga em direção à Santa Joana, Itaimbé e Itaguaçu. Do entroncamento são mais 15km de estrada de chão até a entrada que dá acesso ao sítio que leva à base da via. De Vitória até o sítio são 160km, totalizando aproximadamente 2h30 de viagem.

Solicite passagem na casa branca da direita, cruze a ponte que fica no outro lado e siga em direção ao curral. Passe o curral, cruze o riacho e caminhe pela aresta do grande costão até a pedra ganhar inclinação.

Chegando pela aresta da pedra, a base da via está no tufo de mato com pedra da esquerda. Há um pequeno totem marcando o início da via. Da casa branca até a base da via são aproximadamente 20 minutos de caminhada.

Descrição das enfiadas
1a enfiada – A via começa no tufo de mato com pedra à esquerda da grande crista. Na base desse tufo, há um pequeno totem de pedra marcando o início da via. A P1 não é visível da base, assim como não há proteções fixas para orientação. A partir do tufo, suba pelo costão aproximadamente 30m e logo em seguida à esquerda em leve diagonal até encontrar a parada. II, 60m.

2a enfiada – Essa enfiada também não conta com proteções fixas e a parada igualmente não é visível da P1. Suba reto por aproximadamente 30m até encontrar um veio de pedra mais lisa onde na sua base forma uma diagonal à esquerda que leva diretamente até a parada. III, 60m.

3a enfiada – A enfiada segue em diagonal buscando a base do grande diedro. Da parada é visível a única proteção da enfiada. Depois dessa proteção, segue em horizontal até a base do diedro. No início do diedro há a possibilidade de proteger com material móvel (peças médias). A parada está um pouco mais acima do diedro. III, 60m.

4a enfiada – Enfiada pelo diedro/chaminé protegendo em móvel até a P4 que está depois de um grande bloco entalado. IV SUP, 35m.

5a enfiada – A enfiada é a continuação do diedro até o fim toda protegida em móvel. A parada está depois da virada do diedro. IV, 35m.

6a enfiada – Enfiada fixa de 60m com 7 proteções. Escalada em agarrência com alguns lances longos que exigem leitura para escolher o melhor caminho. V SUP, 60m.

7a enfiada – A enfiada sai à esquerda para vencer o lance mais vertical até encontrar a primeira proteção. Depois, a escalada fica mais fácil em direção a um platô com mato. No meio da enfiada, num trecho mais vertical, há mais uma proteção fixa. A parada está no lado esquerdo do platô. V, 60m.

8a enfiada – Enfiada sem proteção fixa. Começa fazendo uma horizontal à direita buscando um diedro falso e depois segue em diagonal à esquerda até um platô com mato onde está a parada dupla. III, 60m.

9a enfiada – Da parada, a via segue à esquerda dominando uma série de platôs. Da base é possível ver a única proteção fixa da enfiada na virada da pedra. A parada está mais a cima, ao lado de um pequeno tufo de mato. Não confundir com a mata que está logo após a virada. IV, 55m.

Descida
Opção 1 – Descer pela via usando 2 cordas de 60m;
Opção 2 – Descer caminhando conforme o mapa. 1h15 de caminhada.

Fotos e imagens: https://naokiarima.com.br/ess/pedra-do-pontal/
Detalhes da conquista: https://naokiarima.com.br/tempestade-solar-investida-final/
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Naoki (Naoki Arima) 05/11/2019 16:18:27
   Finalizada
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768