Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Quem conhece os outros é sábio; quem conhece a si mesmo é iluminado." Lao Tse

  Via A Picada da Onça
Pedra da Onça - Itarana
Catalogada por Tesourinho
Graduação:  4°IV+ E3/4 
Tamanho:  525m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  2 cordas de 60m
6 costuras
Equalizações
1 fita parada em árvore. 
Data da conquista:  20/062019 
Conquistadores:  André Luiz dos Santos  (Tesourinho)  Tel.27/9878.5171
Silvana Mattusoch
Da escalada:  Levando poucas proteções, pouca água para poupar as costas da Garota, ela se mostrou muito guerreira em escalar com toda a carga de materia da conquista, rango e água sem utilizar o jumar. Com um bom entrosamento a escalada fluiu muito, clima perfeito, vimos a possibilidade de finalizar a via no mesmo dia(início 9:30h final na base as 18:40h). Racionamos um poucos as proteções que deram exatamente para terminar a via, sorte a última parada ser em árvore (rs).
Sobre o nome da via...j
Quando finalizei a segunda enfiada tirei a sapatilha que apertava meu pé, quando tive aquele orgasmo que todo escalador conhece...pisei sobre uma abelha que picou a sola do meu pé.
A rocha textura da rocha é muito interessante, a 5° enfiada a escalada transcorre nas costas de uma protuberância na rocha repleta de agarras!

A face é a oposta da vista que se tem dela visualizando de Itarana, o acesso melhor é por Várzea Alegre, fica a 40km de Santa Teresa.
Chegando em Várzea Alegre vá até rua da congregação cristã do brasil, e siga por essa rua que logo começará a estrada de terra siga até uma bifurcação a esquerda, estrada boa, de longe já dará para avistar a pedra da onça. O carro para na base!
É preciso avisar ao Senhor Piveta sobre a intenção de escalar, ele mora na maior casa frente a pedra(face da via), fica no alto do terreno.
Coordenadas até a casa do Sr. Piveta:
-19.887025,-40.810466

*Obs. O acesso também pode ser feito por Itarana, só ir contornando a montanha pela estrada principal até visualizar a face da via "nas costas" da Onça.

**Estávamos com poucas proteções, caso alguém repita, por favor dê sugestões sobre intermediar algum lance se achar necessário, porém os lances mais técnicos ficaram protegidos.

Repeti a via com Fred, atravessamos a mata do final da via(7minutos) após sair da mata caminhamos reto levemente diagonal para direita até encontrar as setas pintadas na rocha, fomos no cume e depois voltamos e descemos pela trilha de setas, após sair na estrada existe uma bifurcação no cafezal, pegue a direita e desça pelos eucaliptos( até então existentes), uma trilha levará até a base/estacionamento. Fizemos em 40 minutos, melhor que fazer 8 rapeis!
Fotos     Croqui     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2020  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768