Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Quando lhe atirarem uma pedra, faça dela um degrau e suba... Só depois, quando tiver uma visão plena de toda a área, pegue outra pedra, mire bem e acerte a cabeça de quem lhe atirou a primeira." autor desconhecido

  Via Despedida de Solteiro
Pedra Paulista - Itaguaçu
Catalogada por Eric
Graduação:  5° 6sup E3 D4 
Tamanho:  650m 
Nº de enfiadas:  13 
Material necessário:  1 corda de 70m se for descer caminhando, ou duas cordas se for descer rapelando
11 costuras (algumas longas)
1 jogo de friends #.5 ao #5
Fitas e mosquetões
Material para abandono para descida em rapel 
Data da conquista:  16/Ago/2020 
Conquistadores:  André Luiz dos Santos  (Tesourinho)  Tel.27/98785171
Cosme Manenti  (Cosme)  Tel.27/98644875
Eric Penedo  (Eric)  Tel.27/99464288
Naoki Arima  (Naoki)
Da escalada:  Como chegar:

Saindo de Vitória tome a saída norte pela BR-101 até Fundão (km 5o) e logo em seguida a ES-261 em direção à Santa Teresa (km 78). De Santa Teresa siga em direção a Itaguaçu passando por Itarana (km 120). Assim que entrar em Itaguaçu (km 130) siga pela principal até encontrar a avenida com um canteiro central (Av. 17 de Fevereiro). Vire à direita na avenida, logo em seguida à esquerda e depois à direita novamente, seguindo as placas que levam a São Roque. Siga por essa rua que logo adiante fica sem pavimento até o primeiro entroncamento (km132), tome à direita e 4km adiante, vire à direita numa saída que fica logo após a capela (km 136). Cuidado para não passar essa entrada! Siga sempre por essa estrada. A essa altura a pedra já é visível.

Alternativamente, existe a possibilidade de ir por São Roque do Canaã, passando por Santa Teresa. Esse caminho é mais perto e mais rápido, mas no trecho final em estrada de terra há uma subida e descida de serra que a depender das condições da estrada e do tipo de carro, poderá ser um problema.

Há uma propriedade particular na base da pedra com uma porteira na entrada, onde é possível deixar carro mais próximo e reduzir um pouco a aproximação. Peça passagem na casa do caseiro após a porteira.

Aproximação:

Suba o pasto em direção ao lado esquerdo da face norte da pedra, busque um caminho por uma laje de pedras que leva até um costão curto. A base da via está abaixo de um sistema de fendas rasas e abertas.

Descrição das enfiadas:

1a enfiada – a via começa numa fenda/calha que progressivamente vai ganhando inclinação e aumentando de tamanho. No meio da canaleta há um bloco solto que requer atenção. Quando a fenda sumir, saia à direita pela face da pedra e depois à esquerda em diagonal até a P1. 55m, V SUP.

2a enfiada – A enfiada segue em diagonal à esquerda com um crux bem definido um pouco antes da travessia. A parada está dentro da calha d’água. 50m, V SUP.

3a enfiada – Enfiada segue em leve diagonal à esquerda subindo à esquerda da calha d’água. O crux está no esticão que leva à parada. Parada desconfortável. 50m, V SUP.

4a enfiada – A enfiada sai à direita em travessia para ganhar a aresta gorda (crux) e e depois segue para cima até ganhar a calha que leva ao platô. Parada natural em árvore. 40m, VI. Platô confortável com possibilidade de bivaque.

5a enfiada – A escalada segue pela chaminé óbvia iniciando num pequeno totem protegido em móvel. Na chaminé há proteções fixas. Na primeira obstrução, a via sai à direita por fora da chaminé até ganhar o platô onde está a parada. 40m.V.

6a enfiada – A enfiada começa por fora da chaminé e após a virada do negativo, entra na chaminé de meio corpo e segue até o platô onde está a P6. 40m, V.
Neste platô é possível bivaque para quem deseja repetir a via em 2 dias.

7a enfiada – A via segue pela chaminé que progressivamente vai se estreitando, aceitando peças grandes no final. Neste trecho, as proteções são em chapeletas galvanizadas até o início da 9a enfiada. A uma certa altura, saia do diedro e ganhe o dorso do totem onde está a parada. 45m. V.

8a enfiada – Enfiada curta de 30m que começa em fenda frontal protegida em móvel e depois segue em diagonal à esquerda até um pequeno platô. V.

9a enfiada – Enfiada longa e contínua em agarrência com um crux definido na virada do primeiro trecho mais inclinado. Depois segue em travessia à direita para voltar novamente à esquerda em diagonal. A parada está à direita de uma laca suspensa. 55m. VI SUP (resistência).
Use fitas longas para reduzir o arrasto.

10a enfiada – Enfiada no mesmo estilo da anterior, porém o crux está nos metros finais, na diagonal à direita. Enfiada longa, continua e extenuante. 55m. VI SUP. Use fitas longas para reduzir o arrasto.

11a enfiada – A partir deste ponto, a pedra perde inclinação e a escalada voltar a ficar mais fácil. Enfiada fácil, porém com proteções esparsas. Caso esteja escalando com uma corda de 60m há possibilidade de ter que sair à francesa. 63m, III.

12a enfiada – Enfiada sai à esquerda em diagonal com proteções esparsas. Mire à esquerda da muralha mais vertical. A parada está num platô nas bromélias. 60m. III.

13a enfiada – A primeira chapa está à esquerda da bromélia e pode ser difícil de visualizar. A segunda está no trecho onde a pedra ganha inclinação. Depois segue esticando levemente à direita. No primeiro platô a uns 30m, continue para cima até esticar a corda. A parada está no segundo platô, junto a um totem de pedra. Há um outro totem mais dentro do mato onde há uma urna com o livro de cume. 60m. III.

Descida:
Descida caminhando ou rapelando pela via. Para rapel, levar material para abandono em algumas paradas em chapas simples.
Da P2 descida direto pela canaleta onde há uma parada de descida que leva à base.

Dicas:
- Face norte com Sol o dia inteiro. Altamente recomendável entrar no inverno!
- O Camalot #5 é opcional. Se estiver familiarizado com chaminé, pode deixar-lo em casa para poupar peso;
- Uma dupla bem alinhada consegue escalar a via em um dia bem cheio na parede. Caso contrário, um bivaque na P4 ou P6 podem ser boas opções para escalar mais devagar. A P6 comporta 3 pessoas. Um no platô e 2 pontos para rede, sendo um chumbador inox 3/8" (levar chapa e porca) e um furo para proteção removível (petzl pulse 8mm). O platô da P4 já é mais amplo e cabem mais escaladores;
- Nas enfiadas mais longas, gerencie bem o atrito, use costuras longas (60cm);
- Caso opte em descer caminhando, estude bem a volta;
- Caso opte em descer rapelando levar material para abandono.
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Naoki (Naoki Arima) 10/08/2022 18:46:09
   Finalizada


Gillan (Gillan Muniz Schirmer)   Tel: 27/98188007 28/07/2021 17:51:46
   (Pretende escalar)


Eric (Eric Penedo)   Tel: 27/99464288 19/08/2020 11:25:25
   Finalização:Parando
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768