Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à nossa humanidade: o mundo terá apenas uma geração de idiotas." Albert Einstein

  Via Espaço Tempo
Montanha do Recanto - Pancas
Catalogada por Ambrósio
Graduação:  3° V sup D3 E2/E3 
Tamanho:  435m 
Nº de enfiadas: 
Data da conquista:  22/Set/2020 
Conquistadores:  Pedro Bugim  Tel.21/86045940
Laura Petroni
Da escalada:  Descrição e fotos extraídos do Blog do Bugim: https://www.blogdobugim.com/post/conquistas-em-pancas-es-espa%C3%A7o-tempo-parte-2-de-5

Inteiramente conquistada em um único (e longo) dia, representa a primeira via da parede, seguindo uma óbvia linha natural, aproveitando o afloramento rochoso desde a sua porção mais baixa, até a crista final do cume.
As duas primeiras enfiadas são bem simples, possuindo proteções mais espaçadas. Conforme a graduação vai aumentando, as proteções também vão sendo mais constantes. Os lances mais técnicos são concentrados na segunda metade da sexta enfiada e na sétima enfiada como um todo, conferindo boa constância aos escaladores, em uma parte na qual o cansaço já se faz presente, pela extenção da via. Ao todo, foram 46 proteções fixas, com chapeletas PinGo em aço inox 304L (rapeláveis).
O final da via, apesar de bem próximo ao cume, não possui acesso ao mesmo, por conta da densa vegetação nesta parte.
Todas as proteções são em chapeletas PinGo em aço inox 304L (rapeláveis). Embora as paradas duplicadas sejam apenas a cada 60 metros, é possível descer com corda única (de 60m e rapelando de chapa única), pois existem proteções a cada 30 metros, no mínimo, mesmo nos lances de costões.
Na trilha de acesso, existe um costão de 60 metros que possui uma chapeleta única em seu final, auxiliando na descida, em caso de chuva (com duas cordas).
A conquista foi realizada no dia 22 de setembro de 2020, com acesso à base em conjunto com o Hiarley, proprietário da pousada "Recanto das Montanhas", localizada exatamente à frente da parede principal. Iniciamos a trilha por volta das 7:20h, atingindo a base exatamente uma hora depois. Após a organização do equipamento, iniciamos a escalada às 8:45h, chegando ao cume exatamente às 13h. Após alguns momentos de descanso, com a colaboração do tempo nublado, iniciamos a descida às 13:15h, e, depois de oito intermináveis rapeis, chegamos à base novamente às 14:20h. O retono ao carro se deu às 15:20h, totalizando pouco mais de oito horas de atividade.
O nome da via foi uma alusão a várias questões, tais quais o tamanho da via, o tempo diminuto levado para conquistar, a viagem feita em um único dia de carro, do Rio de Janeiro à Pancas, o momento em que vivemos, de isolamento social com trabalho remoto (no qual é possível realizar a gestão do seu próprio tempo, independente do local), o tempo nublado que ajudou MUITO etc.
Fotos     Croqui     Tracklog     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768