Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"O que mais me surpreende na natureza humana é o homem que perde a saúde em busca de riqueza material e depois gasta toda a riqueza material para recuperar a saúde. Vive uma vida como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido." Buda

  Via Novo Normal
Gruta da Onça - Vitória
Catalogada por Baldin
Graduação:  5º VI E2 D1 
Tamanho:  230m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  9 costuras (3 longas)
Corda de 60 metros 
Data da conquista:  27/Dez/2020 
Conquistadores:  Ghiany Paula Loss  (Ghi)  Tel.27/999597557
Oswaldo Cruz de Almeida Junior  (Baldin)  Tel.27/999984485
Sandro Rodrigo Aniceto de Souza  (Sandro)  Tel.27/992270048
Da escalada:  SOBRE A ESCALADA
1ª enfiada: A primeira chapeleta é facilmente avistada dentro de uma canaleta à direita da caixa d’água. Após lances de aderência e pequenas agarras, toma-se à esquerda em diagonal até a parada.

2ª enfiada: É a enfiada mais legal da via. Toca-se em linha reta por um trecho da parede caracterizado pelos cristais, trecho este que inclusive transposto pelas outras vias. Quase ao final tem uma barriga. Termina em um platô de vegetação com parada bem confortável.

3ª enfiada (55m): Predominam lances de aderência, com algumas passadas técnicas. É bom administrar o tamanho das costuras usando algumas longas, pois a via vai para direita e depois toma à esquerda, passando por uma barriguinha onde está o crux de VI.

4ª enfiada: É praticamente uma caminhada, vale fazê-la somente se estiver com tempo, para desfrutar de um visual mais do alto.


EQUIPO
9 costuras, com 3 longas. 1 corda de 60 metros.


DESCIDA
Todas as enfiadas tem paradas duplas extras no meio (com chapeletas Pingo), o que possibilita o rapel de toda a via com apenas 1 corda de 60 metros. Se quiser agilizar use 2 cordas de 60 metros e rapele pelas paradas oficiais (com chapa de argola da Smile + Pingo) em 4 lances de rapel.


ACESSO
Pode-se entrar pelo portal do Parque Municipal Gruta da Onça ou à esquerda subindo a escadaria paralela. O acesso às vias é feito por uma casa de dois andares que tem uma escadinha na frente. Chame pelo Felipe e avise da sua passagem… A Brisa (cadela) tem que se identificar com você e permitir sua passagem mas, geralmente ela é bem receptiva. O início da via é à direita da caixa d’água e a primeira chapeleta (inox) é facilmente avistada.


DICAS
Recomendo escalar no período da tarde, pois é quando a parede está na sombra. Porém essa sombra varia: no verão por volta das 15h e no inverno mais cedo, por volta das 13h.

Mais informações sobre a via no link: https://oswaldobaldin.com.br/novo-normal/

Detalhes sobre outras vias do Morro do Vigia/Gruta da Onça você encontra nas páginas 521-523 do livro Escalada Capixaba.


Essa conquista contou com o apoio da Bonier no fornecimento das chapeletas Pingo e da Associação Capixaba de Escalada subsidiando os parabolts e as paradas Smile.
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


ZéMárcio (José Márcio Moraes Dorigueto)   Tel: 27/981199450 14/06/2022 10:26:49
   Finalizada   Proteção:Sacando costuras   Em:03/06/2022
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768