Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Um país, uma civilização, pode ser julgada pela forma com que trata seus animais." Mahatma Gandhi

  Via N°2
Pedra do Trevo - Itaguaçu
Catalogada por Tesourinho
Graduação:  2° IV 
Tamanho:  235m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  Três costuras
Duas cordas 60m
Fita(parada em árvore) 
Data da conquista:  05/Jun/2022 
Conquistadores:  André Luiz dos Santos  (Tesourinho)  Tel.27/98785171
Silvana Mattusoch
Da escalada:  Saímos com intenção de intermediar algumas enfiadas da via "Picada da Onça" na Pedra da Onça em Itarana, para isso tínhamos seis grampos P inox e a furadeira na bagagem, na viajem acabamos mudando de ideia, e seguimos até Itaimbé para repetir a via "Almacabra", chegando no destino, novamente mudamos os planos, vimos a possibilidade de abrir uma via para um possível cume virgem, contornamos a tal pedra (até então sem nome, via e pés no cume) que fica as margens da ES-446, e novamente mudamos os planos, decidimos ver até onde daria para ir sem compromisso com míseros seis grampos, escolhemos a linha mais fácil da pedra. Chegamos ao cume com dois grampos de sobra, então decidimos duplicar uma das enfiadas e bater o outro no final da via para facilitar em caso de chuva.
O nome da via se deu por um fato inusitado quando chegamos no cume, essa parte só a Silvana pode contar.

A via percorre a linha mais fácil e de menos vegetação da pedra, somente a terceira enfiada proporciona uma emoção, no mais é uma escalaminhada, a intenção era chegar a um cume virgem, muito belo por sinal, com visão panorâmica de 360° da região, vale a escalada pelo cume.

A pedra fica as margens da ES-164/ES-164 ao lado do Trevo Pontal em Itaimbé.
COORDENADAS:
-19.652561,-40.842105

Tem estacionamento na base da Pedra, a aproximação é bem tranquila, basta sair do veículo passar por uma cerca e caminhar 2 minutos no pasto e 5 minutos no costão, até chegar na extremidade (direita) de uma longa cerca viva natural de canela-de-ema, se equipe neste local, não é possível ver o primeiro grampo, escale 60m pela linha mais óbvia e chegará a P1( grampo único), em seguida vá em direção a árvore(P2 natural) que fica próxima a parede mais vertical da pedra, essas duas enfiadas são bem fáceis dependendo do escalador pode solar esse trecho. Após a árvore caminhe para a direita(~40m) e verá o grampo da terceira enfiada(P inox ) o segundo grampo está mais a cima a direita em um lance um pouco mais exposto, as agarras são boas, se as macambiras te espetarem é sinal que vc estará tranquilo. Estique até a P3(parada dupla), em seguida caminhe até a P4(para rapel em caso de chuva).
Até então sem livro de cume.
Dicas, tomar uma Coca gelado no Jaco Bar no trevo. Existem outras vias em pedras vizinhas a Pedra do Trevo, rola de fazer duas ou três vias no mesmo dia(consultar croquiteca ACE, blog do Naoki, e/ou o Guia do Baldin)
*Dependendo dos escaladores, seja necessário somente um rapel na terceira enfiada, as demais partes rola descer caminhando, mas caso não se sinta seguro rapele de todas as paradas e da árvore.
Fotos     Croqui     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2026  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768