Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Porque a boca fala aquilo do que o coração tá cheio." Verônica Ferriani

  Via N°2
Pedra do Trevo - Itaguaçu
Catalogada por Tesourinho
Graduação:  2° IV 
Tamanho:  235m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  Três costuras
Duas cordas 60m
Fita(parada em árvore) 
Data da conquista:  05/Jun/2022 
Conquistadores:  André Luiz dos Santos  (Tesourinho)  Tel.27/98785171
Silvana Mattusoch
Da escalada:  Saímos com intenção de intermediar algumas enfiadas da via "Picada da Onça" na Pedra da Onça em Itarana, para isso tínhamos seis grampos P inox e a furadeira na bagagem, na viajem acabamos mudando de ideia, e seguimos até Itaimbé para repetir a via "Almacabra", chegando no destino, novamente mudamos os planos, vimos a possibilidade de abrir uma via para um possível cume virgem, contornamos a tal pedra (até então sem nome, via e pés no cume) que fica as margens da ES-446, e novamente mudamos os planos, decidimos ver até onde daria para ir sem compromisso com míseros seis grampos, escolhemos a linha mais fácil da pedra. Chegamos ao cume com dois grampos de sobra, então decidimos duplicar uma das enfiadas e bater o outro no final da via para facilitar em caso de chuva.
O nome da via se deu por um fato inusitado quando chegamos no cume, essa parte só a Silvana pode contar.

A via percorre a linha mais fácil e de menos vegetação da pedra, somente a terceira enfiada proporciona uma emoção, no mais é uma escalaminhada, a intenção era chegar a um cume virgem, muito belo por sinal, com visão panorâmica de 360° da região, vale a escalada pelo cume.

A pedra fica as margens da ES-164/ES-164 ao lado do Trevo Pontal em Itaimbé.
COORDENADAS:
-19.652561,-40.842105

Tem estacionamento na base da Pedra, a aproximação é bem tranquila, basta sair do veículo passar por uma cerca e caminhar 2 minutos no pasto e 5 minutos no costão, até chegar na extremidade (direita) de uma longa cerca viva natural de canela-de-ema, se equipe neste local, não é possível ver o primeiro grampo, escale 60m pela linha mais óbvia e chegará a P1( grampo único), em seguida vá em direção a árvore(P2 natural) que fica próxima a parede mais vertical da pedra, essas duas enfiadas são bem fáceis dependendo do escalador pode solar esse trecho. Após a árvore caminhe para a direita(~40m) e verá o grampo da terceira enfiada(P inox ) o segundo grampo está mais a cima a direita em um lance um pouco mais exposto, as agarras são boas, se as macambiras te espetarem é sinal que vc estará tranquilo. Estique até a P3(parada dupla), em seguida caminhe até a P4(para rapel em caso de chuva).
Até então sem livro de cume.
Dicas, tomar uma Coca gelado no Jaco Bar no trevo. Existem outras vias em pedras vizinhas a Pedra do Trevo, rola de fazer duas ou três vias no mesmo dia(consultar croquiteca ACE, blog do Naoki, e/ou o Guia do Baldin)
*Dependendo dos escaladores, seja necessário somente um rapel na terceira enfiada, as demais partes rola descer caminhando, mas caso não se sinta seguro rapele de todas as paradas e da árvore.
Fotos     Croqui     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768