Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Você se esquece daquilo que escuta, se lembra daquilo que vê e entende aquilo que faz." autor desconhecido

  Via Trem das Treze
Pedra do Pontilhão - Domingos Martins
Catalogada por ZéMárcio
Graduação:  4º Vsup E2 D1 
Tamanho:  90m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  6 costuras, sendo 2 longas.
1x Camalot #0.75, 1 e 2.
1 corda de 60 metros. 
Data da conquista:  11/Mar/2023 
Conquistadores:  Ghiany Paula Loss  (Ghi)  Tel.27/999597557
Oswaldo Cruz de Almeida Junior  (Baldin)  Tel.27/999984485
Da escalada:  As informações e imagens abaixo foram extraídas de https://oswaldobaldin.com.br/trem-das-treze-pedra-do-pontilhao/

Aproximação: Quando tiver chegando na área de estacionar, olhando o portão da Usina Jucu, sua caminhada de aproximação se dará à direita pelos trilhos. São cerca de 15m, passando um bambuzal, e quando chegar na boca do Túnel, a via Trem das Treze estará na parede da direita, onde também está a parada da via Calango em dois grampos azuis.

Horário: Recomendado escalar no período da tarde, pois é quando a parede está na sombra. Por volta das 13h a parede começa entrar em sombra. Mas isso varia, dependendo da época do ano.

1ª Enfiada: Começa bem fácil margeando a fenda, sem mesmo ter a necessidade de proteger. Em um pé de embaúba pode-se fazer uma ancoragem natural (leve uma fita de 120cm), ou proteja com camalot logo adiante. A uns 25m a fenda fica mais larga, e no fundo proteja com um camalot #1 e saia em diagonal (IIIsup) para esquerda, chegando na P1.

2ª Enfiada: Saindo levemente à esquerda e depois tocando reto atinge-se um degrau/platô. À direita a fenda continua, onde ela faz uma leve barriga e permite proteger com camalots 1 e 0.75. Depois da virada, protege com o #2, até que a fenda termina. Segue então em lances de agarras, protegidos por três chapeletas (E1).

3ª Enfiada: Toda em proteções fixas, predominantemente em agarras e poucas passadas em aderência. Vai para esquerda por três chapas até uma boa laca, e depois a parede vai perdendo inclinação até atingir a P3.

É possível fazer a via em somente 2 enfiadas. Por exemplo, emendando a 1ª com a 2ª enfiada (60m), mais a 3ª com 30m. Mas acredito que fazê-la fracionada, em três pequenas enfiadas de 30m, é mais curtição e dá menos arrasto na corda.

Descida: Com 1 corda de 60m faz 3 rapéis de 30m, em paradas duplas com chapeletas Pingo (novas, mais largas).
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos    


voltar pro início da página


voltar pro início da página


Thadeu (Thadeu Bastos)   Tel: 21/983660549 13/06/2023 14:30:28
   Finalizada   Proteção:Sacando móveis   Em:11/06/2023
Via muito maneira, com um início bem fácil com opção de proteção natural e/ou móvel. Segunda enfiada técnica em sua leitura, algumas agarras respirando, mas com ótimas fendas para proteção móvel. Usei somente 2 peças antes da primeira chapa onde começa o crux da via. A última enfiada é relativamente fácil, mas precisa estar bem de leitura. No geral, gostei demais da via por ela ser um mix de estilos em uma graduação confortável. Parabéns aos conquistadores
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768