Da escalada: |
Como chegar:
Saindo de Vitória tome a saída norte pela BR-101 até Fundão (km 5o) e logo em seguida a ES-261 em direção à Santa Teresa (km 78). De Santa Teresa siga em direção a Itaguaçu passando por Itarana (km 120). Assim que entrar em Itaguaçu (km 130) siga pela principal até encontrar a avenida com um canteiro central (Av. 17 de Fevereiro). Vire à direita na avenida, logo em seguida à esquerda e depois à direita novamente, seguindo as placas que levam a São Roque. Siga por essa rua que logo adiante fica sem pavimento até o primeiro entroncamento (km132), tome à direita e 4km adiante, vire à direita numa saída que fica logo após a capela (km 136). Cuidado para não passar essa entrada! Siga sempre por essa estrada. A essa altura a pedra já é visível.
Alternativamente, existe a possibilidade de ir por São Roque do Canaã, passando por Santa Teresa. Esse caminho é mais perto e mais rápido, mas no trecho final em estrada de terra há uma subida e descida de serra que a depender das condições da estrada e do tipo de carro, poderá ser um problema.
Há uma propriedade particular na base da pedra com uma porteira na entrada, onde é possível deixar carro mais próximo e reduzir um pouco a aproximação. Peça passagem na casa do caseiro após a porteira.
A via é bem tranquila e agradável, os trechos expostos são fáceis (II e III). O cume é limpo com um belo visual para a Pedra Paulista e Cinco Pontões ao fundo.
Aproximação:
Suba o pasto em direção à pedra, que fica à esquerda da face norte da Pedra Paulista, à esquerda de uma laje de pedras que leva até um costão curto. A base da via está na parte mais alta da matinha.
Descrição das enfiadas:
1a enfiada – A via começa numa fenda/canaleta que se fecha logo acima antes da primeira viradinha, onde está a primeira proteção. Depois segue no costão até a P1. 60m, III.
2a enfiada – Escalada tranquila em cristais e agarras pequenas. 55m, III SUP.
3a enfiada – Escalada agradável em cristais e pequenas agarras. Crux bem protegido onde a rocha ganha inclinação. 55m, IV.
4a enfiada – Esticão em trecho fácil. Parada natural em árvore. 50m, III.
5a enfiada – Esticão em trecho fácil. O livro de cume está entre umas grandes lacas/blocos próximo à base de uma pequena árvore. 50m, II.
Descida: Rapel com 2 cordas de 60m de parada em parada até a base.
|