Início    ACE    Biblioteca    Atas    Croquiteca    Links    Blogs    Fotos    Anúncios    Inscrição    Associados    Participantes
 Locais Detonados     Denuncie     Relate Acidente     Notícias     Fale Conosco     Área Restrita     Registrar Croqui 
"Nada pode estar tão ruim que não possa piorar." Murphy

  Via Dilúvio
Alto Liberdade - Marilândia
Catalogada por ZéMárcio
Graduação:  5º VI A1 D2 E3 
Tamanho:  600m 
Nº de enfiadas: 
Material necessário:  10 costuras
laçadas de aço para parafusos ou cordeletes bem finos
estribos pra artificial 
Data da conquista:  2003 
Conquistadores:  Alex Trevizani Zaché  (Alex)  Tel.27/98346966
Álvaro Alberto Fraga dos Santos  (Álvaro)  Tel.27/99366849
Antônio José de Aguiar  (Aranha)  Tel.11/82805052
José Márcio Moraes Dorigueto  (ZéMárcio)  Tel.27/981199450
Redi S. de Siqueira  (Redi)  Tel.27/95090826
Da escalada:  O nome da via já diz o quanto de chuva nós tomamos pra terminar a conquista, inclusive enquanto dormíamos no meio da parede.
O visual, o astral do lugar, as pessoas da região e o fato de não precisar rapelar valeram tanto esforço. A via ficou muito bonita e longa: quase 400 m de escalada, mais 200m de caminhada bem íngrime pela rocha e um grande cume que permite olhar para todos os lados e ficar babando com as várias montanhas que a vista consegue alcançar.
A conquista se deu em várias investidas e com cordadas diferentes, daí a variedade de estilos nas várias enfiadas, havendo desde trechos bem expostos até outros com proteção em excesso, alguns grampos mal batidos, talvez uns trechos de parafuso que poderiam ter sido feitos em livre, mas, no geral, uma via muito legal para se escalar.
Dos conquistadores o Aranha foi o único a participar de todas as investidas da conquista.
O acesso para a via é feito por uma escadaria e pode-se dormir facilmente na sua base (lembre-se somente de levar um cortinado, afinal, estará dormindo na mata). A pedra fica na sombra à tarde dependendo da época do ano.
Agradecimentos especiais a todos que nos ajudaram nas várias investidas e também ao Oswaldo que digitalizou o croqui (que adaptei para caber na página).
O livro de cume encontra-se 3m acima e à direita da última base, debaixo de umas pedras. Quando for lá leve uma nova sacola para reforçar sua proteção.
Uma útima e importante recomendação: abaixo da via fica uma escadaria e pode haver gente caminhando por ali, portanto, evite ao máximo qualquer deslocamento de pedra ou vegetação.

DO LUGAR:
A Pedra do Cruzeiro também conhecida como Pedra da Liberdade localiza-se à 13 Km da sede do município de Marilândia na comunidade de Alto Liberdade. Avistado à quilômetros da cidade é uma das montanhas mais altas da região, é muito visitado principalmente no fim de semana que antecipa ou coincide com o dia 3 de maio onde se comemora o dia da Santa Cruz.
Alem de um belíssimo lugar que atrai turistas a Pedra do Cruzeiro é um local sagrado para os fiéis que sobem a montanha para pagar promessas, fazer pedidos (principalmente chuva em tempos de seca), agradecer graças alcançadas ou somente a passeio.
Em 1983 foi começada a construção da escadaria até o topo da pedra, que levaria 4 anos para ficar pronta. A escadaria foi construída pela comunidade local com grande ajuda das comunidades vizinhas. Do começo da pedra até uma gruta que fica mais ou menos na metade do caminho foram feitos degraus de pedra colados com cimento, assim foram feitos 1500 degraus. Este trajeto fica no meio da mata. A partir da gruta a construção se tornou mais difícil pois a subida se tornou mais íngreme, agora já fora da mata foi preciso usar varões de taipa e até andaimes em determinados lugares, assim foram construídos 666 degraus totalizando 2166 degraus que formam a grandiosa escadaria que foi inaugurada em 1987.
Fotos     Croqui     Veja quem escalou     Registre infos     Veja mais Infos


voltar pro início da página


voltar pro início da página


PA (Maurício Sartori) 19/04/2016 19:36:15
   Finalizada
voltar pro início da página


Se for inscrito no site clique aqui para fazer Login


Registre mais informações sobre a via
*Nome: 
Email: 
Telefone:   
Data:
    *Relato:
 
voltar pro início da página


Infos de quem escalou a via
Para fazer a 2ª repetição da via fomos eu, Fabrício, Porto Alegre e Tubarão (na 1ª fui com Wesley). Coloquei parafusos nos últimos 3 furos de cliff da via e, portanto, não precisa mais levá-los. Realmente a via exige muito sangue frio no final por causa das distâncias entre os grampos.
Data de referência: 24/04/2006.
ZéMárcio (José Márcio Moraes Dorigueto)   Telelefone: 27/981199450 24/04/2006
voltar pro início da página



©2003-2024  José Márcio M Dorigueto   -  Melhor visualizado em 1024x768