25-02-2013
Ação Social - ACADIS
Neste mês de fevereiro, a ACE realizou uma atividade de rapel, slackline e filmes de escalada com os adolescentes dentro da ACADIS (Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão social).
Devido à resposta positiva dos adolescentes após o evento, e a pedido da ACADIS, a associação irá realizar anualmente essas atividades, com o objetivo de apresentar o esporte de aventura para ajudar no processo de inclusão social dos adolescentes em conflito com a lei. Esse será um evento social que fará parte do calendário de eventos da ACE a partir do ano que vem.
A ação contou com os escaladores Caio Salomão AFeto, Zudivan Peterli, Alexandre Bizinoto, Macedo e Thiago Karapeba.
20-02-2013
Associado é desligado da ACE por decisão da Assembléia
O associado Anderson Luiz da Silva Cunha, Coelho, foi desligado da ACE por decisão dos presentes na assembléia de fevereiro de 2013. Mais detalhes em: http://www.ace-es.org.br/scripts/biblioteca.asp/ACE_13_02_de_20_02_2013.doc
20-02-2013
Escaladores Capixabas repudiam Colagem de Agarras
CARTA ABERTA DA ACE SOBRE AGARRAS COLADAS
No inicio deste ano, a comunidade escaladora do ES, se deparou com uma situação surpreendente e anacrônica. A via Necropsia situada no setor da Boca no Morro do Moreno foi adulterada com a colagem de agarras. Entre outras atitudes controversas, um escalador notoriamente não alinhado com as decisões coletivas, colou as agarras em via aberta por outros neste importante ponto de escalada próximo à capital capixaba. Esta ação foi contrária ao código de ética local formalmente manifesto pela ACE e tacitamente aceito entre os escaladores do estado.
O caso foi levado para assembléia onde se comprovou o repúdio coletivo e está sendo resolvido localmente. Apesar de diversas tentativas, o autor não se mostrou disposto a se retratar.
As agarras serão retiradas, infelizmente com prejuízo da integridade da rocha já perturbada no momento da colagem das agarras, mas constituindo desta forma uma resposta para desestimular essa prática por aqui.
O problema deste caso porém não se limita à um ato de vandalismo isolado, ele demonstra uma visão equivocada emergente. Ocorre uma distorção histórica onde os coladores de agarras crêem trazer a evolução e vêem seu ato como inovador quando na realidade ressuscitam um assunto sepultado em comum acordo faz tempo, e diga-se de passagem, sem muita polêmica.
É importante ressaltar que o fato de algumas poucas pessoas defenderem a colagem de agarras não indica que essa prática seja boa ou minimamente aceitável.
Sempre existe a possibilidade de se rever conceitos, porém o caminho pra esta revisão deve ser a conversa e a argumentação. O código de ética atualmente aceito pela grande maioria dos escaladores é resultado de um processo de discussões internas baseado em temperança e princípios norteadores como o mínimo impacto e o respeito mútuo.
Outro produto dessas discussões foi a consolidação da nossa capacidade de nos regulamentarmos. Um atropelo como este ocorrido, zomba do esforço daqueles que se empenharam em chegar num acordo, e atenta contra nossa capacidade de auto-regulamentação abrindo brechas para intervenções externas invariavelmente absurdas.
Não é nosso interesse trazer aqui a questão da validade ou não da prática de colar ou cavar agarras. Queremos é deixar claro que os escaladores locais representados pela ACE repudiam essa prática.
31-10-2012
ACE na apresentação do diagnóstico da região do Doce Pontões Capixaba
A ACE se fez presente na apresentação do diagnóstico sobre ecoturismo na região do Doce Pontões Capixaba. Nove municípios, com suas belas montanhas e situados na bacia do Rio Doce, fazem parte da região. O encontro foi na sede do Sebrae de Colatina. Pela ACE fomos eu, Thiago e Alex (por Zé Márcio).
06-10-2012
Palestra realizada no IFES de Venda Nova
Neste fim de semana realizamos um evento no IFES, Campus Venda Nova do Imigrante, com mostra de filmes e palestra sobre o desenvolvimento histórico e tecnológico da escalada.
Agradeço a todos os membros da ACE, e principalmente aos amigos Zé, Sandro, Porko, Porkinha e Denise pela contribuição nessa ação que marca o início de um trabalho para fomentar ainda mais o esporte em nosso estado.
Att,
Fabrício Amaral