"A tecnologia moderna é capaz de realizar a produção sem emprego. O diabo é que a economia moderna não consegue inventar o consumo sem salário." Herbert de Souza
09-09-2013
Sucesso Total o Nosso 7º Encontro
O 7º Encontro Capixaba de Escalada foi um sucesso total. Nem a chuva conseguiu inviabilizar o evento. Mesmo sem escalada as pessoas conseguiram se divertir e trocar muitas idéias. O local, Camping do Zé Maria, na localidade de Borbas, em Viana, se mostrou excelente, proporcionando a todos, inclusive para as crianças, muito lazer e tranquilidade. Cinema e churrasco deram o tom da noite e muitas árvores, riachos e piscinas naturais completaram o bom astral. De lá até os setores de escalada, caminhando pelo vale, gasta-se meia-hora, mostrando ser o local um ótimo ponto de apoio para quem vai escalar por aquelas bandas.
23-06-2013
Novo acesso ao Calogi
Recado do Sr Jorge, proprietário do Calogi. (vc achava q era o Naoki Arima, mas não é!)
Ele pediu q ao passar pela última porteira, virar à esquerda e subir pelo cafezal. Ou seja, não tocar reto até o estacionamento.
Subir e descer por este caminho, pois eles temem alguém ir de morro abaixo pelo caminho mais curto, q vai dar mt trabalho pra tirar o carro de lá, etc.
Gentilmente ele reformou a estrada para isto, pra gente ir acostumando com a ideia, pois a estrada "reta" vai virar pasto. A estrada reformada está mt boa!
Tentarei fazer umas placas com setas, a fim de indicar o caminho.
Espero que ninguém passe "reto", muito menos desça de morro abaixo... Meu medo eh a gente perder o point de escalada por conta dos barbeiros! rsrs
Tá dado o recado! Vão aprender a dirigir...
Mapa: http://grupoescaladores.files.wordpress.com/2013/06/estrada-calogi.jpg
24-04-2013
Conquista do Dente da Pedra Paulista
O totem da Pedra Paulista (Itaguaçú), conhecido como Dente, foi conquistado no dia 7/4/13 pela via Fio Dental, 90m 5º Vsup. E no dia 21/4 também foi conquistada a chaminé que fica em sua lateral esquerda, pela via Boticão, 80m 6º VIsup. Concluí a abertura destas vias na companhia do amigo Porko sendo que na primeira via também contei com a participação do Luca C. Portilho e do Pietro Muriqui.
A via Fio Dental segue por um sistema de fendas da frente do totem. É uma via bonita e agradável de escalar. Dá pra usar entalamentos de mãos e pés bem como agarras por fora da fenda. As proteções em sua maioria são sólidas. As transições entre fendas reservam lances bonitos em agarras e aderência. Tudo bem protegível com móveis, e também com dois grampos em uma dessas transições. O topo conta com dois grampos. Pra descer é melhor unir cordas de 60m, mas é possível descer com somente uma, usando árvores como paradas intermediárias.
A via Boticão é uma chaminé limpa e convidativa. Ela é uma ótima pedida pra quem quer evoluir nessa técnica, pois contém as principais características desse tipo de escalada, movimentação, escolha de pontos de descanso, logística e manuseio de equipamento móvel, tudo num pacote menor e menos comprometedor. Como em toda chaminé, pessoas esbeltas (rsrs) levam vantagem, e joelheiras são mais importantes que sapatilhas.
Sandro Souza
10-04-2013
Via Necropsia volta ao formato original
A via Necropsia, no Moreno, voltou ao seu formato original. O mesmo escalador que colou algumas agarras na via providenciou sua remoção. Como ela nunca foi mandada, continua sendo um projeto bem desafiador.